Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Projeto leva noções de ecologia e sustentabilidade a crianças e adolescentes

Alunos do 3º e 5º pelotão do projeto social Bombeiros do Futuro passaram por instruções de Educação Ambiental com universitários do curso de biologia da Universidade de Várzea Grande (Univag), instituição educacional parceira do projeto desde a 2ª edição.


As 100 crianças e adolescentes aprenderam durante a palestra 'Poluição das Águas' o que é preciso para ser um cidadão ecologicamente responsável. Para a estudante de biologia Marcela Alvarenga, uma das instrutoras da palestra, a aula "foi uma experiência única. Saímos com a sensação de realmente ter atingido de alguma maneira aquelas crianças e de uma forma muito boa", disse a estudante.

Os estudantes de Biologia acreditam que com a palestra puderam contribuir para formação de cidadãos mais conscientes. Para o coordenador do projeto social, major BM Paulo Wolkmer, a parceria com a Universidade de Várzea Grande vem para solidificar o trabalho desenvolvido, além de ajudar na formação das crianças e adolescentes.

O Bombeiros do Futuro já está em sua 6ª edição, atendendo 250 crianças em cinco pelotões: no 1º Batalhão dos Bombeiros Militar no bairro Verdão, em Cuiabá, na Associação Recreativa dos Bombeiros Militar, no bairro Coophamil, na Escola Estadual Emanuel Pinheiro, no bairro da Manga, em Várzea Grande, no CPA 3 e outro no município de Chapada dos Guimarães.

O objetivo do projeto é orientar crianças e jovens com noções de primeiros socorros, prevenção de acidentes no lar, nós e amarrações, sexualidade, consumo racional de energia elétrica, hinos e canções, boas maneiras e conduta do cidadão, educação para o trânsito, entre outros temas.

Além das disciplinas, o projeto tem aulas de campo, com a subida ao Morro de Santo Antônio, onde as turmas tem aulas sobre a história e a geografia de Mato Grosso, ciências biológicas e matemática.

BOMBEIROS DO FUTURO

O projeto social Bombeiros do Futuro, iniciativa da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), foi implantado no ano de 2006 e atende crianças e jovens entre 11 e 16 anos.

Os alunos têm aulas semanais, sempre aos sábados, das 8h ao meio-dia. A carga horária é de 70 horas/aula. Após quatro meses os alunos recebem Certificado de Conclusão de Curso.

Outros seis municípios do interior do Estado, com unidades do Corpo de Bombeiros, também desenvolvem o projeto, somando aproximadamente 2.200 crianças e adolescentes amparados com informações e noções importantes para sua formação cívica.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet