Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Sanecap estuda possibilidade de utilizar sal de cozinha na desinfecção da água

O engenheiro Noé Rafael da Silva (gerente operacional) da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) informou hoje (30/10), sexta-feira, na Estação de Tratamento de Água, da Avenida São Sebastião, nesta capital que, o objetivo do estudo para aplicação de sal de cozinha na desinfecção da água, por meio de processo eletrolítico, se encontra em fase de estudo na companhia.


O sal de cozinha é um produto químico de baixo custo, utilizado no condimento de toda a população do planeta. Uma modificação química na estrutura desse sal, por meio de um processo eletrolítico, partindo de uma salmora, possibilitará a produção de hipoclorito de sódio. Este desinfetante é o mesmo produto utilizado para efetuar a desinfecção da água.

A Sanecap está estudando a implantação deste processo de obtenção de cloro ativo nas pequenas comunidades, tais como: Aguaçú, Coxipó do Ouro, Sucuri e Nossa Senhora da Guia, nos arredores da capital. Este processo é eficaz, do ponto de vista de acidente de trabalho, na aplicação do produto na água, além do seu custo ser baixo e o tratamento da água seguro, informou Noé Rafael.

Para as grandes Estações de Tratamento de Água - ETAs, como a ETA II, na capital, este processo carece de estudo mais detalhado, uma vez que a produção de água está na casa de 5 milhões de litros/hora. Assim sendo, este equipamento, provavelmente, teria tamanho inadequado para as instalações desse tipo de ETA.

Para o experimento do sal de cozinha na desinfecção da água, a Sanecap estuda a possibilidade da realização de teste piloto na ETA-Aguaçú para o ano de 2010.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet