Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

saída criativa

Sanecap pode usar sal de cozinha para baratear tratamento de água

A Sanecap (Companhia de Saneamento da Capital) informou que está estudando o uso do sal de cozinha no processo de desinfecção da água nas pequenas comunidades. A adoção deste produto deve reduzir os custos, além de tornar o processo mais seguro. O anúncio foi realizado na sexta-feira 30 na ETA (Estação de Tratamento de Água) da Avenida São Sebastião.


“Este procedimento é eficaz, do ponto de vista de acidente de trabalho, na aplicação do produto na água, além do seu custo ser baixo e o tratamento da água, seguro”, informou o engenheiro da Sanecap Noé Rafael.

De acordo com o estudo da Sanecap, o sal passaria por um processo eletrolítico, partindo de uma salmoura para a produção do desinfetante hipoclorito de sódio. Este composto químico é o mesmo produto usado para desinfecção da água.

As comunidades que devem aderir ao processo são Aguaçu, Coxipó do Ouro, Sucuri e Nossa Senhora da Guia, nos arredores da capital. Como laboratório do novo procedimento à base de sal de cozinha na desinfecção da água, a Sanecap estuda a possibilidade da realização de teste piloto na ETA-Aguaçu para o ano de 2010.

Contudo, para outras unidades como a ETA II, este processo carece de estudo mais detalhado, uma vez que a produção de água está na casa de 5 milhões de litros por hora. Assim sendo, tal equipamento provavelmente teria tamanho inadequado para as instalações desse tipo de estação.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet