Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Violência

Polícia Militar transfere presos de Barra do Garças temendo 'ataque' de traficantes do Rio de Janeiro

01 Nov 2009 - 13:37

De Barra do Garças - Ronaldo Couto - Especial para o Olhar Direto

Sem nenhum alarde, na última quinta-feira (29) à tarde, sem muito alarde, a Policia Militar escoltou dois presos da cadeia pública de Barra do Garças (550 km de Cuiabá) para o presídio de segurança máxima na cidade de Água Boa (784 km de Cuiabá) como medida de segurança para evitar um provável ataque de traficantes do Rio de Janeiro.


Na quarta-feira (28), a Polícia Federal avisou a direção da cadeia que foi rastreada uma ligação telefônica onde traficantes da cidade do Rio de Janeiro falavam por telefone celular sobre um plano para resgatar os presos Neuraci Pereira da Silva, 52 anos, e o caminhoneiro Odair José de Morais, 31 anos, detidos transportando mais de 200 quilos de pasta base de cocaína num caminhão boiadeiro, no mês de setembro, em Barra do Garças.

Na mesma quarta-feira, a cidade de Barra do Garças reforçou o policiamento na cadeia e viaturas fecharam à entrada da cidade temendo esse ataque. Na manhã de quinta, o comando da PM se reuniu com o diretor da cadeia Flávio Monteiro e o delegado da Polícia Federal, Eder Magalhães, para acertar os detalhes da transferência dos presos para o presídio de Água Boa.

O plano da polícia foi mantido longe do foco da imprensa para justamente não vazar antes da hora. E no período da tarde de quinta, os presos foram conduzidos num comboio que contou até com a presença da Força Tarefa que esteve no município. “Tivemos que agir com esse zelo até mesmo para não sermos surpreendidos” explicou o tenente-coronel Paulo Costa.

Eder Magalhães, delegado da PF, não deu mais detalhes sobre o teor da conversa entre os presos por telefone, mas concordou com a decisão da cadeia de tirar os presos da cadeia de Barra. O diretor Flávio explicou que a cadeia de Barra é antiga e frágil, todavia ele acha pouco provável que esse ataque acontecesse, pois o prédio fica no centro da cidade e a presença do batalhão da Policia Militar na cidade inibiria qualquer ato nesse sentido.

A droga estava camuflada no caminhão-gaiola vindo de Mirassol D’Oeste sentido Barra do Garças em dois fundos falsos na cabine do caminhão. A primeira quantidade foi encontrada pela Policia Federal de Barra do Garças com 105 kg e depois mais 109 kg foram encontrados na superintendência da PF em Cuiabá no segundo fundo falso.

Agora, a Pol;icia Federal vai investigar se existe algum vínculo entre a ligação rastreada no Rio de Janeiro com os presos transferidos para Água Boa. Segundo Eder Magalhães, Neuraci é reincidente por tráfico de drogas enquanto que o caminhoneiro Odair entrou como “cabriteiro” para transportar a droga e caiu na apreensão da PF.

A região de Barra do Garças é considerada rota alternativa do tráfico internacional para passar a droga comercializada da Bolívia com destino aos grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro e o Centro Oeste Brasileiro. No mês de setembro, a PF apreendeu 12 kg de cloridrato de cocaína, extrato mais caro da erva que seria vendida para Europa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet