Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Ensino Médio Integrado é tema de seminário em Cuiabá

Começa na próxima terça-feira (03/11) no Hotel Mato Grosso Pálace, em Cuiabá, o Seminário de Ensino Médio Integrado (EMI). O objetivo é o aprimoramento das práticas pedagógicas nas escolas estaduais que iniciam a modalidade em 2010 e das que já a aplicam desde 2007. O evento vai até sexta-feira (06/11)


A promoção é da Gerência de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Devem estar presentes 240 professores e coordenadores das escolas que vão iniciar a modalidade no ano que vem (17), além das cinco que iniciaram o EMI em 2007 e das 35 que começaram este ano. Também participam representantes dos 15 Centros de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação Básica (Cefapros) e de escolar que devem iniciar o EMI em 2011.

A abertura do evento será às 8h30, com a formação de mesa de autoridades. Em seguida, às 10h, ocorre uma palestra com o professor doutor Paolo Nosela, da Uninove, de São Paulo, sobre o tema “Ensino Médio: em busca do princípio pedagógico”. À tarde, às 14h, será feita a palestra “Educação como direito humano”, com o professor doutor Luiz augusto Passos, da UFMT. Depois, uma mesa redonda sobre “Ensino Médio e Educação Especial”.

A programação do dia 04/11 começa com a palestra “Direitos Humanos e integração na perspectiva da diversidade”, com o professor doutor Saulo de Tarso Rodrigues, da Unirondon. Ainda pela manhã, ocorre a mesa redonda sobre “Educação de Jovens e Adultos e Diversidade”. À tarde, a programação começa com outra mesa redonda: “Campo e Quilombola”. Ainda na quarta-feira, ocorre a apresentação de relatórios das mesas redondas realizadas.

No dia 5/11 os trabalhos começam com a palestra “Metodologia de integração do currículo na perspectiva do EMI integrado à Educação profissional (EMIEP)”, com o professor especialista Roberto Telau, do Espírito Santo. Ele também será o responsável por duas oficinas que ocorrem em seguida, sobre os temas: “Integração – Aplicações práticas de Planos de Curso” e “Avaliação: concepção formativa e registro sistêmico”.

À tarde, será feita palestra sobre “EPT de Nível Médio Integrada ao ensino Médio – Desafios e possibilidades de atuação do Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia com a Seduc”, com a professora mestre Sílvia Stering e o professor mestre Willian Silva de Paula (ambos do IF-MT). Será realizada ainda a apresentação de relatórios e Grupos de Trabalho (GTs).

No encerramento, no dia 6/11, a programação começa às 8h, com a palestra “Projeto Sala de Professor: formação continuada dos professores do EMIEP”, com a superintendente de Formação dos Profissionais de Educação da Seduc, Ema Marta Dunck Cintra. Às 8h30 entra em discussão o tema “Aspectos da Gestão de Pessoas na perspectiva do EMIEP”, com a superintendente de Gestão de Pessoas da Seduc, Francismeire Pedrosa Silva. A programação da manhã encerra com a palestra do professor especialista Hércules Assunção, da Gerência de Ensino Médio, sobre o tema “Orientações para os processos de credenciamento e autorização”. À tarde ocorre a apresentação de relatórios dos GTs.



Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet