Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

rodovias estaduais

Mesmo com Lei Seca, 40 pessoas são detidas dirigindo alcoolizadas

Mais de um ano após aprovação da Lei Seca, 40 pessoas foram detidas em Mato Grosso por dirigir alcoolizadas entre sexta (30) e segunda-feira (2), durante a operação “Bom Descanso”, da Polícia Militar (PM). Contudo, apesar do alto número de detidos por direção alcoolizada, a maioria absoluta dos acidentes aconteceu pela pressa e imprudência de pessoas sóbrias.


Das 40 detenções por direção alcoolizada, 15 ocorreram em Cuiabá e Várzea Grande. Entretanto, apenas um acidente de trânsito foi ocasionado por bebedeira. Além desta ocorrência, outros quatro acidentes foram registrados nas rodovias estaduais, todos nas estradas para a Usina do Manso e Chapada dos Guimarães. Nenhum deles com vítimas fatais.

“O maior problema do trânsito é a falta de paciência. Na volta de Chapada muitos não têm paciência, mas têm muita pressa”, explicou o comandante geral da PM, coronel Campos Filho. Segundo ele, a maioria absoluta dos acidentes foram ocasionados por imprudência e alta velocidade.

Contudo, o coronel nega que o número de pessoas alcoolizados no volante possa ser tolerado em decorrência dos poucos acidentes. “Todos sabem que é proibido beber e dirigir. Não é proibido beber, mas fazer as duas coisas é”, disse Campos Filho. “Alguns estabelecimentos até oferecem motoristas e ainda fazem isso”, acrescentou em tom de indignação.

Em relação ao baixo número de acidentes, o coronel Campos Filho atribui a melhora dos números principalmente a dois fatores: primeiro a conscientização de grande parte das pessoas, que tomou os devidos cuidados. Em seguida, aos comboios organizados pela Polícia Militar, responsáveis pela diminuição da velocidade da rodovia e do número de ultrapassagens perigosas. “Todos precisam seguir regras de segurança”.

Apesar de neste fim de semana a soma de direção e álcool não ter resultado em acidentes fatais, Mato Grosso ainda registra muitas ocorrências em decorrência de condutores alcoolizados. Por isso, é importante a conscientização e colaboração de todos para a redução de mortes no trânsito. “Quando todos colaboram os acidentes diminuem”, frisou Campos Filho.

Além disso, quem for pego em flagrante com 0,02 g/l perde o direito de dirigir por um ano, recebe multa de R$ 955,00, e tem o veículo retido até que outro motorista vá buscá-lo. A partir de 0,6g/l o motorista poderá também ser preso em flagrante e sofrerá processo cuja pena varia de seis meses a três anos. E o comandante geral da PM já deixou o recado: “Desde que recebemos 63 novos bafômetros, todas as nossas blitze têm o aparelho”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet