Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Informática auxilia na análise de distribuição de água

A Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) está utilizando um programa de informática, o ‘Epanet’, para fazer simulações do comportamento hidráulico nas redes de distribuição, tentando trazer para a tela do computador, com a maior realidade possível, o que acontece em campo.


Conforme o gestor operacional do setor de Distribuição e Macromedição da Sanecap, Marcísio Foletto Pereira, com o programa Epanet é possível simular as instalações de equipamentos, como válvulas redutoras de pressão, interligações de rede, reservatórios, boosters (bombeadores), e saber que resultados trariam esses equipamentos ao sistema de abastecimento.

“Além disso, no controle de perdas, o Epanet, auxilia na simulação de setorizações, ou seja, simula a distribuição de água em determinado setor ou bairro da cidade, fazendo acerca da quantidade de água e pressão que poderíamos abastecer determinada região. Bem como o prolongamento de redes de distribuição, simulando na tela do computador se realmente o volume de água distribuído é capaz de atender a demanda de toda a região. Respondendo, em resumo, se é ou não possível aumentar a área de abrangência”

Pereira explica ainda que o ‘Epanet’ é suprido com informações de campo. “Para o programa poder fazer uma simulação bem próxima da realidade, temos que coletar os dados necessários, como número de economias, vazões, pressões, material das redes, diâmetros de redes, entre outros”.

Segundo o engenheiro Paulo Mário Cardoso, esse programa permite visualizar onde estão as maiores dificuldades no abastecimento e simular as opções de solucioná-las. “Este programa permite planejar o desempenho hidráulico do sistema de água e, ainda, ajuda a fazer um estudo de perdas para a Companhia”.

No entanto, segundo Paulo Cardoso, a Sanecap está procurando atualizar seus dados. “Estamos atualizando todos esses dados no sistema, porque, para saber o que estamos perdendo, é preciso saber o quanto é distribuído”.

Até o momento, já foram atualizadas as ligações das linhas do Novo Terceiro, São João Del Rey, Grande Terceiro, CPA, Bom Clima, Jardim Vitória, Bosque da Saúde, Morro da Colina e Tijucal. 













Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet