Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cultura

Catalogação traz a riqueza do acervo de artes visuais da SEC

Com aproximandamente 450 peças, o acervo de artes visuais da Secretaria de Estado de Cultura é mantenedor da memória das artes de Mato Grosso e do Brasil. Essas obras que estão passando por uma catalogação que vem revelando estilos e artistas importantes para a história das artes visuais do País. Todas as obras estão sendo fotografadas e registradas, o que posteriormente auxiliará na exposição e manutenção das mesmas. Entre os estilos mais presentes, está a arte Naif, que pode ser encontrada em vários momentos. Obras que tem como fonte de inspiração o popular, o cotidiano e o regional, ganham também destaque dentro do acervo.


Uma curiosidade é que o acervo contém peças da antiga pinacoteca da Fundação Cultural de Mato Grosso que foi inaugurado em 1975. Segundo a critica de artes Aline Figueiredo, muitas peças foram adquiridas por meio da antiga Pinacoteca, do Salão jovem Arte Jovem Arte mato-grossense, por projetos culturais desenvolvidas pelos artistas, e por obras que foram doadas pelos próprios artistas. Aline disse ainda que, muitas obras tem mais de 30 anos. Aline destaca ainda, obras antiga de artistas como Humberto Espíndola de 1974, João Sebastião, de 1976, Costa, Clóvis Irigaray, 1975, e da Artista Dalva de Barros de 1974, dentre outros renomeados nomes de artistas mato-grossenses, e artistas sul mato-grossense.

Além das obras regionais o Acervo conta com uma coleção do Banco do Brasil, que nos presenteia com obras de artistas como Tarsila do Amaral. Já no âmbito das fotografias, revelam-se os múltiplos olhares, como de Claudia Andujar. Todas as obras estão passando por uma curadoria, que posteriormente irá realizar uma seleção que escolherá quais obras farão parte da Exposição do Museu de Artes de Mato Grosso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet