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Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Presidente do Ibama diz que meta para 2009 é diminuir desmatamento para 8.000 km2

O presidente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Roberto Messias Franco, enumerou algumas conquistas após 20 anos da promulgação da Lei nº 7.735, que criou o instituto, e afirmou que a meta para 2009 é diminuir para 8.000 quilômetros quadrados o desmatamento no país.


"Nós tivemos dois anos por volta de 11.000 quilômetros quadrados de desmatamento, é muito, mas muito menos que os 20 mil quilômetros quadrados que já tivemos em outros anos. Baixou, e esse ano vamos baixar mais, a nossa meta é chegar a 8.000 quilômetros quadrados de desmatamento", afirmou.

Franco disse que a grande conquista nesses 20 anos é o fato de o Ibama ter se tornado "uma referência nacional na questão ambiental".

"O Ibama é o grande órgão executor da política de combate ao desmatamento. Temos metas, inclusive como o ministro (Carlos) Minc (Meio Ambiente) anunciou internacionalmente, de baixarmos ainda mais o desmatamento."

O presidente do instituto afirmou ainda que o Ibama é considerado "enjoado e chato". "O Ibama é referência no sistema de licenciamento. Às vezes, é considerado enjoado, chato, duro de mais, que está retardando, mas, apesar disso, tem sido cada vez mais respeitado. Quando a gente diz que precisa melhorar a licença ambiental senão não sai, as grandes empresas chiam, mas fazem."

Poluição - Franco ainda falou de programas específicos do Ibama, como o Programa de Controle de Veículos Automotores, para diminuir o índice de poluição no Brasil.

"O programa, que tem 20 anos, fez a poluição passar de um nível de 40g por quilômetro rodado de CO2 nos carros para 12g hoje."

O presidente do Ibama afirmou que, a partir desse ano, os carros sairão de fábrica informando quanto emite de CO2 por quilômetro rodado. "O consumidor consciente pode comprar um carro que emite menos CO2."

Ele disse também que o Ibama vai trabalhar "duramente" no apoio aos Estados que vão fazer inspeção veicular. "Vamos ser o orientador para que a inspeção se torne uma coisa global, já que muitos Estados ainda não têm condições de implantá-la".
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