Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Comandante do Exército Brasileiro recebe Título de Cidadão Mato-grossense

O comandante-geral do Exército Brasileiro, general-de-Exército Enzo Martins Peri, será homenageado com o Título de Cidadão Mato-grossense. A sessão especial, requerida pelo deputado estadual, Guilherme Maluf (PSDB/Bloco Independente), será realizada nesta segunda-feira (16.02), a partir das 17 horas, no Plenário das Deliberações – Deputado Renê Barbour.


Durante a solenidade, será apresentado um vídeo documentário sobre a trajetória de vida e trabalho de Enzo Martins, no período que viveu em solo mato-grossense, contribuindo com o desenvolvimento do Estado. Um pouco antes do início da sessão especial, às 16h30, será aberta ao público uma exposição icnográfica, com documentos, fotos e objetos pessoais, também em homenagem ao comandante-geral do Exército.

"A exposição mostra a dedicação e empenho que teve o comandante Enzo Martins, quando viveu em terras mato-grossenses, além de confirmar o merecimento da homenagem solicitada pelo deputado Guilherme Maluf", declara a secretaria do Instituto Memória da Assembleia Legislativa, Isis Catarina. A exposição está sendo organizada pelo 9º BEC de Cuiabá, em parceria com o Instituto Memória da AL, e ficará aberta para visitação a partir desta segunda até quarta-feira (18.02).

Para Guilherme Maluf, a homenagem é o reconhecimento a uma personalidade que contribuiu de forma expressiva e relevante para o desenvolvimento e engrandecimento de Mato Grosso. "Esse título é uma forma de reconhecer e valorizar o serviço prestado pelo general-de-Exército, Enzo Martins, no período que integrou o contigente militar do Estado".

Enzo Martins, por duas vezes, serviu em Mato Grosso. A primeira vez, ainda jovem, como capitão e, anos mais tarde, já coronel, como comandante do Batalhão de Engenharia e Construção (9º BEC de Cuiabá). Ele fez parte do grupo de militares que consolidou a abertura da BR 163, unindo Cuiabá a Santarém, no Pará. "O titulo de cidadão mato-grossense ao comandante-geral do Exército Brasileiro, reconhece não só o seu trabalho realizado no Estado, mas também de toda a instituição e seus integrantes, que estão sempre prontos para contribuir com o desenvolvimento de Mato Grosso e toda a nação brasileira", afirma Guilherme Maluf.

Biografia

Enzo Martins Peri incorporou-se às fileiras do Exército em 11 de fevereiro de 1960. No dia 20 de dezembro de 1962, foi declarado aspirante oficial da Arma de Engenharia, na Academia Militar das Agulhas Negras. Possui os cursos de Engenheiro de Fortificação e Construção do Instituto Militar de Engenharia, da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, e o de Comando e Estado Maior.

Peri já comandou o Batalhão de Engenharia de Construção (9º BEC), em Cuiabá (MT), e, mais tarde, chefiou o Estado-Maior do Comando do 2º Grupamento de Engenharia de Construção, em Manaus (AM), sendo, a seguir, nomeado Chefe de Gabinete da Secretaria Geral do Exército, função que exerceu até março de 1995, quando foi promovido a General de Brigada.

Em 31 de março de 2003, foi promovido a General-de-Exército, sendo nomeado Chefe do Departamento de Engenharia e Construção, cargo que exercia até assumir o Comando do Exército, em 08 de março de 2007.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet