Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Brasil

Para Dilma, conquista das duas Casas pelo PMDB mostra que base governista foi vitoriosa

A chefe da Casa Civil da Presidência da República, ministra Dilma Rousseff, afirmou hoje (2) que a conquista do comando da Câmara dos Deputados e do Senado pelo PMDB para significa que a base do governo foi vitoriosa.


A avaliação foi feita após a cerimônia de abertura dos trabalhos do Congresso Nacional, agora à noite.

A ministra entregou a mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos parlamentares.

Questionada por jornalistas se a vitória peemedebista ajudaria na composição de uma chapa com o PT para sua candidatura à Presidência da República, em 2010, Dilma deu a entender que o quadro político pode mudar no próximo ano: “Estamos falando, agora, de 2009, e esta vitória é em 2009. Ela tem de ser vista como uma contribuição à governabilidade.”

A ministra elogiou os novos presidentes das duas Casas. “Consideramos tanto o presidente Sarney [José Sarney, presidente do Senado] quanto o presidente Temer [Michel Temer, presidente da Câmara] como dois grandes brasileiros com competência para dirigir a Câmara e o Senado”, comentou.

Na mensagem entregue por Dilma e lida pelo 1.º secretário da Mesa do Congresso, deputado Rafael Guerra (PSDB-MG), Lula preferiu não falar de articulações políticas. Na maior parte do texto, falou sobre a crise financeira internacional. Ele reconheceu que é “inevitável” a desaceleração da economia, mas assegurou que o país tem condições de enfrentar os períodos mais agudos da crise.

Lula citou medidas já adotadas para estimular o crédito e para incentivar alguns setores, como a construção civil, e garantiu que o governo continuará fazendo o que for necessário para minimizar os efeitos sobre a economia real e os programas. “Reiteramos os compromissos com todos os investimentos do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] e dos programas sociais”, afirmou. “Podemos afirmar que a crise, embora séria, continuará sendo enfrentada com serenidade, pois temos instituições democráticas sólidas", disse o presidente em sua mensagem.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet