Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Informática & Tecnologia

Fundação Mozilla financia novo formato de vídeo para web

Com o objetivo de facilitar a vida dos usuários da internet e morder um pedaço do mercado de vídeos online, a Fundação Mozilla, desenvolvedora do navegador Firefox, anunciou que está financiando um novo formato de vídeo open source.


O valor investido no projeto para o desenvolvimento da tecnologia do tocador e seus codecs é uma doação de US$ 100 mil, que será administrada pela Fundação Wikimedia. De acordo com o site TG Daily, a Fundação Mozilla pretende acabar com a oligarquia dos formatos que já dominam os vídeos online, como o Flash da Adobe, o QuickTime da Apple, Silverlight da Microsoft e o Real da Real Networks, oferecendo uma plataforma gratuita e de código aberto para desenvolvimento.

O formato de código aberto a ser utilizado para vídeo é o Threora, já conhecido na internet assim como seu "primo" de áudio, o Vorbis. Tanto o Theora (para vídeo) como o Vorbis (para áudio) são encapsulados em um container chamado Ogg. Os três padrões são desenvolvidos pela comunidade de software livre e têm como "sede" a organização Xiph.org.

Não será necessário o download de nenhum software ou plugin para assistir aos vídeos que serão disponibilizados no formato, uma vez que as próximas versões do Firefox já virão com suporte nativamente. Possivelmente haverá plugins para outros navegadores, como o ainda dominante Internet Explorer.

O site da Wired divulgou a iniciativa e informou o endereço do blog oficial da Mozilla, onde Mike Shaver e Christopher Blizzard, vice-presidente da Mozilla e diretor de evangelização, respectivamente, falam mais sobre o projeto. Interessados podem acessar o blog pelo atalho tinyurl.com/btmqyb.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet