Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Estado fortalece parceria com os municípios com a entrega de ambulâncias

A entrega das 70 ambulâncias, feitas pelo governador Blairo Maggi e o secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, aos municípios de Mato Grosso e a Unidades de Saúde do Estado foi reconhecida, pelos Prefeitos presentes ao evento, como um esforço do Governo no fortalecimento da interiorização da Saúde do Estado.


O governador Blairo Maggi disse aos prefeitos agraciados que o Governo está fazendo sua parte no gasto público responsável, vez que é o cidadão que paga seus impostos e a ele é devolvido com investimentos como esse no atendimento aos serviços de Saúde de urgência. “Com o mesmo zelo que o Governo arrecada e investe os Prefeitos devem demonstrar no cuidado e zelo com o bem público que está adquirindo fazendo dele o melhor uso possível no interesse das necessidades da população e resguardando este bem”, disse o Governador.

O secretário de Estado de Saúde Augustinho Moro afiançou a importância de “se trabalhar em parceria com os municípios vez que o Sistema Único de Saúde é administrado pelos três entes federados, cada qual fazendo sua parte de acordo com suas atribuições. O Estado tem investido fortemente no fortalecimento e em abertura de serviços no interior e a entrega dessas ambulâncias hoje é mais uma ação do Governo no cumprimento desta meta”.

Um exemplo desse reconhecimento foi o da secretária municipal de Saúde de Várzea Grande (220 mil habitantes), Jaqueline Guimarães, que declarou ser a ambulância cedida pelo Governo “mais um instrumento de trabalho colocado à disposição do município e que será usado para beneficiar os moradores de Várzea Grande. Nesse sentido temos todos os motivos para ser gratos ao governador Blairo Maggi que tem investido pesado na Saúde do município, a exemplo dos recursos repassados para a construção do Hospital Metropolitano do Cristo Rei, para a manutenção de leitos de UTI no Hospital Municipal e Pronto Socorro da Várzea Grande e na instalação de postos do SAMU 192 na cidade”.

Para o prefeito de Rosário Oeste, Joemil Araújo, o recebimento da ambulância foi muito oportuno. “É um importante apoio do Governo Blairo Maggi e do secretário Augustinho Moro aos 18 mil habitantes do município”, reconheceu o Prefeito. “Estamos numa situação em que precisamos muito de mais uma ambulância para o atendimento da população, o que vai fortalecer ainda mais a interiorização da Saúde. É uma ação importante do Governo do Estado”.

A prefeita do município de Porto dos Gaúchos (6.800 habitantes), Carmem Duarte, ressaltou outra particularidade da entrega das ambulâncias. “É a demonstração de uma política diferenciada para com os municípios. Todos os contemplados, sem qualquer distinção de cor partidária, receberam a mesma ambulância padrão, com os mesmos equipamentos de Saúde. Demonstra que o Governo tem a mesma dedicação a todos os municípios do Estado”, disse a Prefeita.

João Antonio de Oliveira, prefeito do município de Novo Horizonte do Norte (4,500 habitantes), foi mais específico quanto ao recebimento da ambulância. “Essa ambulância vai proporcionar que a Saúde do município alcance novos objetivos. Nosso município de referencia é o município de Juara (a 100 quilômetros de Novo Horizonte), ao qual recorremos sempre que precisamos de cuidados de saúde de média complexidade. Essa ambulância vai ser muito usada nessas viagens”, explicou.

Serra Nova Dourada, com 7.000 habitantes, também recebeu uma ambulância. Para o prefeito do município, Valdevino Carmo Cândido, ela será de muita ajuda em sua gestão. “Embora tenhamos um Posto de Saúde municipal, ainda precisamos transportar o paciente que precisa de atendimento de media complexidade até nosso município de referencia, São Félix do Araguaia. Esse atendimento será muito mais rápido, seguro e com certeza vamos salvar muito mais vidas”, explicou.

Eduardo Zeferino, prefeito do município de Dom Aquino (8.165 habitantes) explicou o motivo pelo qual as ambulâncias entregues foram tão importante para a maioria dos municípios. “Ao assumir a administração dos municípios os novos prefeitos encontraram, na maior parte dos casos, uma Saúde sucateada, especialmente no setor de transporte. Em Dom Aquino isso não foi diferente e por isso a nova ambulância tem um papel de importância primordial. Nos dará o fôlego necessário para podermos reformar nossos veículos antigos da Saúde do município e, assim, atender melhor aos nossos munícipes até que os outros veículos fiquem prontos”, explicou Eduardo Zeferino.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet