Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Praça das Bandeiras passa a ter a denominação de Praça Senador Jonas Pinheiro

Desde o dia 4 de dezembro de 2008, a então Praça das Bandeiras, passou a ter a denominação Praça Senador Jonas Pinheiro. A lei de número 9.036, que dá o novo nome ao espaço cultural localizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, foi proposta pelo deputado estadual Percival Muniz, e publicada no Diário Oficial Eletrônico (www.iomat.mt.gov.br).


Desde sua criação inauguração no dia 9 de maio de 2005, em comemoração ao aniversário de Mato Grosso, a então Praça das Bandeiras vem servindo como um espaço cívico e cultural, onde são realizados diversos eventos voltados para a população mato-grossense, principalmente a cuiabana. 

A atual Praça Senador Jonas Pinheiro possui um espaço de 14.700 metros quadrados, onde estão expostos os pavilhões do Brasil, de Mato Grosso, de Cuiabá e dos municípios do Estado.

Neste último caso, há 38 mastros que revezaram, a cada 30 dias, os municípios que comemoram emancipação político-administrativo – aniversário. Há ainda uma área de 1.200 metros quadrados para uso dos visitantes, um palco, uma galeria com quadros de ex-governadores desde a Proclamação da República, elaborados pelo artista plástico Victor Hugo, além de obras literárias de escritores mato-grossenses e serviço de apoio, como banheiros. A praça conta ainda um espelho d’água com uma cascata de cinco metros de altura.

O Governo Estadual investiu, a época, R$ 1,35 milhão na obra e continua a investir desde então, com revitalização da área e a constante troca das bandeiras de Mato Grosso, de Cuiabá e do Brasil. O trabalho de revitalização envolve desde o projeto de paisagismo (que incluiu a plantio de várias mudas de diferentes tipos de árvores), a reativação da queda d’água e do sistema de irrigação do gramado e a pintura dos mastros que sustentam todas as bandeiras.

As bandeiras são fabricadas no estado do Paraná e trocadas constantemente devido ao desgaste natural pelo vento, sol e chuva. Cada bandeira custa em torno de R$ 6 mil. As bandeiras atualmente hasteadas foram trocadas há aproximadamente um mês.

A bandeira do Brasil, com 11 metros de largura e oito de comprimento, já se tornou ponto turístico de Cuiabá e local certo de eventos cívicos como a comemoração do 7 de setembro e eventos esportivos, como a Corrida de Reis.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet