Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Trotes prejudicam atendimento de emergências

O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) registrou mais de 10 mil chamadas no último final de semana. No entanto, quase 50 por cento destas ligações se tratavam de trotes realizados por crianças ou adultos. Segundo o coordenador do Ciosp, major  César Viana de Brum, a prática prejudica o trabalho das forças de segurança ligadas ao resgate,  salvamento imediato de vítimas e atendimento de ocorrências policiais.


-Partimos do princípio de que as chamadas nos números de emergência são reais. Para isso disponibilizamos viaturas e efetivo para uma ocorrência que acaba sendo desperdiçada quando esta se revela um trote. Isso gera gastos à máquina pública, além de estarmos deixando esta equipe indisponível para alguma ocorrência real”, ressaltou.

Nos últimos três meses, o Ciosp registrou 25,82 por cento de trotes entre as mais de 240 mil ligações. No mesmo período do ano passado, a quantidade chegou a 29,57% de um total de 260 mil chamadas atendidas. Mesmo com a pequena redução no índice de trotes, o coordenador do Ciosp afirma que os números são preocupantes. “Nós não vemos o trote como uma diversão. Essa atitude traz prejuízo à sociedade, que pode deixar de receber atendimento, colocando vidas em jogo”, alertou.

O major César Brum destaca, no entanto, que a quantidade de trotes ainda não impede o atendimento às ocorrências verdadeiras. “O Ciosp possui uma grande equipe de profissionais capacitados. Como resultado, conseguimos uma média de 99% de atendimento imediato às ocorrências. É importante frisar que, por enquanto, os trotes não causam prejuízo significativo ao tempo-resposta de atendimento”.

A conscientização da sociedade é uma das principais medidas adotadas pelo Ciosp para a redução nos trotes. Segundo o major, a realização de ações informativas junto a população é prioridade. “Estamos investindo em materiais como folders e campanhas através dos meios de comunicação. As próprias instituições de segurança também orientam a população através de projetos como Bombeiros do Futuro e outras iniciativas”, comenta.

A prática do trote é ilegal e está prevista no artigo 266 do Código Penal Brasileiro. A pena vai de um a três anos de prisão. “Já realizamos várias prisões em flagrante quando a ligação é localizada a tempo". Na maioria das vezes, o trote é realizado de telefones públicos, dificultando a identificação, ressaltou o coordenador do Ciosp. No caso de trote realizado por crianças, os pais ou responsáveis legais deverão responder pelo ato. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet