Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Projeto de plantio de mudas de bananas é ''abandonado'' pela Empaer

O maior projeto da Empresa de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), referente à plantação de mudas de bananas em laboratórios resistentes às pragas como sigatoka negra e mal de panamá, acabou virando uma sucata.



Com um investimento de R$ 960 mil, os laboratórios construídos em 2007 para a pesquisa foram tomados pelo matagal. O projeto, que deveria ser concluído em abril deste ano, cumpriu apenas 0,5% da meta estipulada, que seria de plantar 1 milhão de muda por ano. Sendo assim, deveriam ter sido produzidas 2 milhões de mudas, no entanto, apenas 10 mil foram plantadas.

A plantação de banana no estado reduziu de 56 mil hectares para 7 mil, devido os surgimento da sigatoka e do mal de panamá, por isso o projeto seria de grande valia para o pequeno produtor.

Para piorar ainda mais a situação do projeto, o pesquisador responsável pelo projeto pediu demissão e deixa o cargo no próximo mês. Com isso, o projeto fica ainda mais abandonado.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural e Pesquisa de Mato Grosso, Enock Santos, conta que todo o órgão está sucateado, falta equipamento, infra-estrutura e pessoal.

Dos 1.260 funcionários existentes em 1994, atualmente a Empaer conta com 399 efetivos e outros 165 comissionados, sendo que antes eram atendidos 50 mil produtores, hoje são 150 mil. Além disso, dos efetivos 65 já estão aposentados e continuam trabalhando. “É impossível trabalhar desta maneira”, afirmou em entrevista ao Olhar Direto.

Enock Santos explica ainda que falta uma política salarial decente. “Um doutor ganha hoje na Empaer um salário de R$ 3 mil. Desse jeito as pessoas saem para fazer mestrado ou doutorados e não querem ficar no órgão”, declarou.

O presidente do sindicato cobra melhores condições de trabalho, concurso público, política salarial. A Empaer é responsável não só por elaborar o projeto, mas por dar assistência, mas com há condições para atender todo o Estado.

Mesmo assim, Santos garante que por enquanto uma greve dos funcionários da Empaer está descartada. Ele conta que uma assembléia geral foi confirmada para fevereiro, mas antes quer buscar um diálogo com o legislativo.

A diretoria da Empaer foi procurada pela equipe de reportagem do Olhar Direto e fomos informados pela assessora que não havia expediente na empresa devido uma pane no sistema elétrico. O telefone de outra pessoa foi passado, ninguém atendeu à ligação.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet