Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Economia

'Mercado emergente parara e catástrofe se torna global', diz Peugeot

A indústria de veículos foi vítima de uma catástrofe que se espalhou pelo mundo e mesmo por mercados emergentes importantes, que os fabricantes consideravam geradores de crescimento e agora tiveram seu movimento de alta interrompido, afirmou Christian Streiff, diretor da Peugeot-Citroën.


O executivo da segunda maior montadora de veículos da Europa em volume prevê que as vendas do grupo despenquem 20% em 2009 e espera mais problemas em 2010 por causa da persistência da crise que atinge o setor.

"O que está acontecendo neste momento é uma catástrofe global na indústria de veículos porque os mercados brasileiro, chinês e russo pararam assim como o europeu. Isso vai gerar uma queda de mais de 20%", afirmou Streiff à rádio RTL.

Streiff fez o comentário logo depois de assinar acordo com o governo francês que fornecerá à montadora 3 bilhões de euros (3,87 bilhões de dólares) em financiamento. A rival francesa Renault também participou do acordo.

"O cenário para 2009 é terrível. Estamos trabalhando com base na expectativa de que o mercado em 2010 continuará difícil", acrescentou Streiff.

A PSA Peugeot Citroën deve publicar os resultados de 2008 nesta quarta-feira (11). A expectativa média de 17 analistas consultados para a geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) é de 5,78 bilhões de euros ante 7,89 bilhões de euros em 2007.

Na segunda-feira (9), a França prometeu empréstimos para montadoras e afirmou que a PSA Peugeot-Citroën e a Renault se comprometeram a manter empregos em troca.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet