Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Economia

Troca de música gratuita é positiva para a economia, afirma estudo

Um estudo encomendado pelo Ministério da Economia da Holanda aponta a troca de arquivos musicais gratuita como positiva para a economia, e que as pessoas que trocam música dessa forma na internet também costumam comprar mais produtos de entretenimento. O grupo que não procura a troca de arquivos sem pagar, por sua vez, também não compra a mesma quantidade de títulos musicais.


O estudo, conduzido pela empresa de consultoria TNO, menciona a existência de um "fator de prova e compra posterior", que teria um efeito positivo para o comércio de música. O fator consiste na audição da música pelo internauta, para decidir se gosta ou não --e, a partir daí, comprá-la. Nesse sentido, o efeito das redes de troca é positivo para o comércio musical. 

O lado negativo, de acordo com o estudo, reside na troca de filmes, que são vistos apenas uma vez e que não levam à compra do produto.

As perdas dos titulares de direitos autorais sobre trocas de música, de acordo com o documento, são inferiores em relação aos impactos econômicos gerados pelos os usuários que fazem o download de músicas gratuitamente. Ao não pagar por uma música, os usuários liberam os fundos de propriedade intelectual que, por sua vez, se destinam à aquisição de outros produtos --situação que se considera positiva para a sociedade no geral.

No entender da TNO, os titulares de direitos autorais não podem argumentar perdas por unidade, ou seja, por um título trocado sem pagar.

Segundo o site Ars Technica, as ponderações do estudo colidem frontalmente com o argumento da indústria fonográfica, quando ela afirma de que cada arquivo descarregado na internet implica em uma perda direta, e que, caso não tivesse baixado, o internauta teria comprado o arquivo musical.

A empresa indica que grande parte da música disponível nos sites de troca ilegal de arquivos certamente não seria baixada, caso houvesse um preço por ela.

A conclusão do estudo é a de que não há perdas diretas, caso alguém baixe um arquivo musical sem pagar por ele. O desfecho da pesquisa apresenta uma série de propostas concretas para a troca de arquivos, e também uma série de sugestões sobre modelos econômicos para os titulares de direitos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet