Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Economia

Bolsas da Ásia começam o mês em baixa

As principais bolsas de valores da Ásia fecharam em queda nesta segunda-feira (2), com as previsões de resultados de empresas sendo reduzidas à medida que economia global se deteriora rapidamente. Isso levou investidores ao iene e ao dólar norte-americano, que atingiu o patamar mais alto em relação ao euro em dois meses.


Do setor automotivo às empresas de tecnologia, companhias estão reduzindo as suas previsões de resultados devido à piora do ambiente para negócios e gastos de consumidores.

Ações da Hitachi mergulharam 17% após a empresa ter feito alerta de prejuízo anual recorde devido a vendas fracas, iene valorizado e custos crescentes com reestruturação de operações. O prejuízo de US$ 7,8 bilhões será a maior perda anual da história para uma fabricante japonesa.

A demanda em diminuição de economias desenvolvidas no Ocidente continua a devastar as exportações dos mercados asiáticos e a reverberar pelos mercados financeiros. As exportações sul-coreanas encolheram um terço em janeiro em comparação com um ano antes.

"Não há dúvida de que a economia global piorou um tanto, e preocupações quanto a isso formarão em um cabo-de-guerra com expectativas por políticas de estímulo econômico", disse Hiroichi Nishi, gerente geral da divisão de ativos do Nikko Cordial Securities em Tóquio.

Indicadores

O índice Nikkei da bolsa de Tóquio caiu 1,5%, em queda pela segunda sessão consecutiva. Já as ações da NEC e da Mitsubishi despencaram 5,7% e 9%, respectivamente, após as duas companhias terem cortado previsões de lucro.

Na Austrália, a bolsa de Sydney registrou perda de 1,22%, as ações da mineradora Rio Tinto tiveram valorização de 5,5% após a Chinalco, produtora chinesa estatal de alumínio, ter feito negociações com a Rio para adquirir parte da empresa.

O índice MSI, que reúne bolsas da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, operava em queda de 2,46%, às 7h46 (horário de Brasília).

O índice Hang Seng, de Hong Kong, caiu 3,14% com baixo volume de negócios, puxado por um declínio de 3,45% das ações do HSBC. A instituição viu suas ações listadas em Hong Kong registrarem o sexto mês seguido de desvalorização em janeiro, sob temores de que terá de seguir o mesmo caminho de outras instituições financeiras britânicas: levantar capital ou cortar dividendos.

Na bolsa de Seul, a desvalorização foi de 1,3%, enquanto em Cingapura houve queda de 2,4%. Na contramão, Xangai terminou em alta de 1,1%, enquanto Taiwan teve alta de 0,28%.



Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet