Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Fiscais da Sema apreendem tratores e localizam mais um desmate em MT

Fiscais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) de Mato Grosso localizaram uma área de desmatamento de aproximadamente dois mil hectares e ainda apreenderam sete tratores de esteira e um caminhão na região Norte do Estado. O desmate foi verificado recentemente, durante operação, no município de Nova Ubiratã, distante 502 quilômetros de Cuiabá, onde foi feito o flagrante da ação dos maquinários.


Segundo o fiscal, José Carlos Guimarães, outras duas áreas desmatadas recentemente já foram localizadas, de aproximadamente 600 hectares e 200 hectares de extensão. Ele acredita que novos desmatamentos possam ser localizados na região. “Como se trata de uma área onde a vegetação permite o uso de correntão, os proprietários aproveitam as chuvas para derrubar as arvores”, explicou por telefone. 

A operação de fiscalização teve início na sexta-feira (23) para a checagem de 12 pontos detectados pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (Sad). Desses, foram confirmados alguns pontos de queimadas e outros de desmatamentos em assentamentos do Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra), nesse caso, uma área de aproximadamente 1 mil hectares. 

José Carlos contou que a área, a maior localizada até agora, tem pelo menos cinco quilômetros de extensão ao longo da estrada e mais de 400 m de largura. Para que seja determinado com exatidão o tamanho das áreas desmatadas o helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), foi para a região no último sábado (31). 

Devastado 

Na área, os fiscais da Sema constataram uma grande quantidade de árvores derrubadas e ainda amontoadas na esplanada. Dois tratores de esteira e um caminhão carreta (utilizado para o transporte dos tratores) foram apreendidos no local. Na última quinta-feira (28), os fiscais retornaram ao local acompanhados de policiais militares. O caminhão teria sido escondido na mata sendo localizado depois pela equipe da Sema que estava no helicóptero. 

Na região de Tabaporã (643 km a Médio Norte de Cuiabá), também foi detectado novo desmate, de aproximadamente 550 hectares. Nesse local foram apreendidos quatro tratores e uma pá carregadeira, encaminhados ao quartel do Comando Regional da Polícia Militar de Sinop. Na fazenda, havia madeira em toras, prontas para serem transportadas para madeireiras da região. Nesse caso já foi expedida multa no valor de R$ 300 por metro cúbico de madeira derrubada. Segundo os técnicos da Sema, por se tratar de desmate seletivo será necessária a ajuda do helicóptero para determinar o tamanho exato da área explorada. 

Segundo o superintendente de Fiscalização da Sema, major da PM, Jonas Duarte de Araujo, as equipes continuarão em campo por dias indeterminados com objetivo principal de fiscalizar os desmatamentos ilegais. 

Além da multa aplicada pela Sema e da apreensão dos produtos e equipamentos, um relatório juntamente com cópia da multa é encaminhado a delegacia da Policia Civil para abertura de um procedimento criminal, sendo posteriormente encaminhado para o judiciário onde o infrator responde a um processo crime. A documentação também é encaminhada (uma cópia) ao Ministério Público para auxiliar na propositura da ação civil pública, que visa obrigar o infrator a recuperar a área degradada.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet