Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Chávez culpa inimigos políticos por ataque em sinagoga

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, culpou seus inimigos políticos por um ataque ocorrido na sexta-feira contra a mais antiga sinagoga do país, em Caracas. "Nós condenamos as ações na sinagoga de Caracas", afirmou Chávez ontem em um discurso televisionado. O presidente deu a entender que a oligarquia venezuelana, os grupos poderosos que se opõem a seu governo socialista, poderiam estar por trás do ataque. "Teria que se perguntar a quem beneficiam esses fatos violentos. Nem o governo nacional, nem o povo, nem a revolução beneficiam", disse Chávez.


No ato de vandalismo, 15 pessoas armadas renderam dois seguranças e saquearam a sinagoga e seus escritórios, pintando nas paredes frases como "não os queremos, assassinos" e "morte a todos".

Os dirigentes da comunidade judaica da Venezuela, de aproximadamente 15 mil membros, disseram que as críticas contra Israel por parte de Chávez e os meios estatais e favoráveis ao governo poderiam ter propiciado o ataque. A comunidade judaica qualificou a ação como a pior sofrida por eles no país.

A Venezuela e Israel tiveram um recente estremecimento diplomático, por causa da ofensiva militar israelense na Faixa de Gaza. A Venezuela expulsou os diplomatas israelenses no país, em protesto pela ação militar de Israel em Gaza, que deixou cerca de 1.300 palestinos mortos. Israel retaliou expulsando os diplomatas venezuelanos do país.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet