Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

Jaime propõe criação do PAC do Interior

Em discurso proferido ontemà tarde, o senador Jaime Campos (DEM) sugeriu a criação do Programa de Apoio ao Crescimento dos Pequenos Municípios, que ele mesmo batizou de PAC do Interior. “O governo federal precisa olhar o interior do país com mais atenção e respeito. Encarar o município como membro ativo da União, e não como mero apêndice de uma organização política arcaica e defasada”, argumentou. 


O senador mato-grossense aproveitou a presença de vários prefeitos que participaram de um encontro nacional em Brasília, para dizer que eles buscam “desesperadamente auxílio para enfrentar as demandas de suas localidades”. Segundo revelou, os gestores municipais “vivem permanentemente asfixiados pela escassez de recursos, e mal conseguem fazer frente às suas múltiplas obrigações”. 

Jaime Campos admitiu que o PAC , da forma como foi concebido pelo governo federal, priorizando grandes obras e focado na macroeconomia, deixou os municípios brasileiros fora destes investimentos. O parlamentar argumentou que 2.740 municípios brasileiros que possuem menos de 30 mil habitantes foram vítimas de êxodo populacional na década passada, por falta de obras em logística e infra-estrutra social, que subtrai “a oportunidade de quem lá vive”. 

Jaime usou Mato Grosso como um exemplo bem sucedido de migração e criação de pequenos municípios. Para ele, toda cadeia produtiva do Estado está assentada nessas pequenas localidades. O senador também foi enfático ao dizer que em momento de crise, como o vivido atualmente, o abrigo para as adversidades está na vocação empreendedora da população interiorana. Segundo ele, as explicações para a grandeza do país não está na Bolsa de Valores, mas sim nas fazendas, nas minas, na construção civil, no comércio e na pequena indústria do interior do Brasil. 

Ao propor a criação do PAC do Interior, Jaime Campos confia que haverá uma maior circulação de dinheiro no mercado, com a contratação de mão-de-obra e a compra de materiais nas próprias localidades. Ele disse que o país precisa de grandes obras, mas não pode esquecer das pequenas ações nos municípios, como reforma de escolas e recuperação de estradas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet