Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Esportes

em cuiabá

19ª edição do Campeonato Mato-grossense de Jiu-Jitsu chega acontece neste final de semana

Foto: Da Assessoria

19ª edição do Campeonato Mato-grossense de Jiu-Jitsu chega acontece neste final de semana
Os amantes das artes marciais já podem anotar na agenda: A primeira etapa da 19ª edição do Campeonato Mato-grossense de Jiu-Jitsu será realizada nos dias 28 e 29 de março, às 15h, no Palácio das Artes Marciais Iusso Sinohara, no Complexo do Verdão, em Cuiabá.


Leia mais:
Jovens atletas irão representar Mato Grosso no Campeonato Brasileiro de Karatê-Dô Tradicional

De acordo com a assessoria do evento, a competição, promovida pela Federação Mato-grossense de Jiu-Jitsu e Lutas Associadas (FMTJJLA), terá formato inovador e participação média de 500 atletas por fase. As lutas ocorrerão simultaneamente em quatro tatames.

A fase estadual foi organizado em quatro etapas, todas inter-relacionadas por meio de um sistema de rankeamento. Ao longo do campeonato, os lutadores vão somando pontos a cada luta. Somente após o término da última fase são contabilizados os pontos de cada desportista e definidos os campeões.

“Esse novo modelo começou a ser implantado no ano passado. Antes nós tínhamos cerca de 400 campeões estaduais por ano. Em cada etapa novos atletas subiam ao pódio nas várias faixas e categorias por idade e peso. No formato atual, com o rankeamento linkando as etapas e com um menor número de categorias, vamos ter ao final do ano apenas 15 campeões”, explicou o diretor executivo da FMTJJLA, Alexandre Galina.

Para o professor de Jiu-Jitsu, Francisco Fernandes Junior, dez vezes campeão brasileiro e seis mundiais, a forma atual vai beneficiar principalmente os torcedores. Segundo ele, antes, devido a grande quantidade de campeões, não havia identificação do público para com eles. Agora, com uma quantia menor de vencedores, haverá essa identificação e será possível que a modalidade tenha suas referências e ídolos na região.

Participação Especial

Dentre as academias participantes está a Gracie Barra Cuiabá, do mestre e presidente da FMTJJLA, Francisco Fernandes, mais conhecido como Chicão. O filho de Fernandes, inclusive, entrará na 19ª edição do estadual com aproximadamente 150 lutadores.

Segundo ele, serão cerca de 80 alunos da Gracie Cuiabá e outros 70 de projetos sociais que possuem em parceria com a prefeitura da capital e com o Instituto Lutar.

Campeonatos futuros

Além do estadual de Jiu-Jitsu, a FMTJJLA também fará neste ano outras duas competições: o Circuito Mato Grosso de Lutas, dividido em quatro etapas e envolvendo as seguintes modalidades: Luta Olímpica, Beach Wrestling (luta de praia), MMA Amador, MMA Pro e Jiu-jitsu NO GI (sem quimono); e o Desafio de Lutas, em duas etapas, uma entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e outra entre MT versus Brasil, nas modalidades: Jiu-jitsu, Jiu-jitsu sem quimono, MMA Amador, MMA Profissional, Luta Olímpica e Beach Wrestling.

Serviço

O Palácio das Artes Marciais Iusso Sinohara fica localizado na Avenida Agrícola Paes de Barros, nº 1065, no Complexo do Verdão, nos arredores da Arena Pantanal.

As lutas terão início às 15h no sábado (28) e às 18h no domingo (29). E as inscrições podem ser feitas pelo site do evento  (clique aqui) no valor de R$ 50 reais para desportistas federados e R$ 80 para não federados.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet