Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Brasil

42% dos prédios gastaram mais água ou não reduziram, diz pesquisa

Apesar dos apelos pelo uso racional de água tratada, um levantamento feito com 1,7 mil empreendimentos residenciais em São Paulo aponta que 23% dos condomínios não fizeram economia e 19% tiveram aumento no consumo em dezembro, em comparação com a média entre fevereiro de 2013 e janeiro de 2014.

Já 58% dos condomínios conseguiram reduzir os gastos. Nesses imóveis, o valor economizado foi de R$ 1,6 mil, em média.

A pesquisa, feita pela administradora de condomínios Lello, analisou os gastos de 1,3 mil imóveis situados na capital paulista. Os demais condomínios estão no ABC, Campinas (no interior), Guarujá e Bertioga (no litoral).

A gerente de Relacionamento com o Cliente da Lello Condomínios, Angélica Arbex, diz que a dificuldade de economizar nos condomínios é maior porque os consumidores não têm informação sobre o consumo no apartamento.

Na grande maioria das vezes, o condômino paga a conta da água com a cota condominial, mesmo que ele conte com um hidrômetro individual.

Por causa de escassez das chuvas e do nível crítico dos reservatórios do Sistema Cantareira, que abastece mais de 6 milhões de pessoas na Grande São Paulo, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) tem feito campanhas para reduzir o consumo.

Desde o início da concessão do bônus para quem economiza água, os condomínios já apareciam na faixa dos 24% dos consumidores que elevaram os gastos, segundo levantamento divulgado em março de 2014.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet