Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

​Dia D reforça cuidados na prevenção da dengue e da Febre Chikungunya

A Prefeitura de Cuiabá realizou no sábado (07) o Dia D contra o mosquito transmissor da Dengue e da Febre Chikungunya. A ação aconteceu na Praça do Caic, no bairro Pedra 90 e teve o objetivo de orientar a população sobre como evitar a proliferação dos mosquitos.



Os agentes do Centro de Controle de Zoonoses de Cuiabá abordaram a população com panfletos informando os moradores sobre o mosquito transmissor (Aedes aegypti) e a gravidade tanto da dengue como da febre chikungunya. Houve ainda exposição do ciclo evolutivo do mosquito e demonstração dos possíveis criadouros do vetor transmissor das doenças.


A coordenadora do Centro de Zoonoses, Alessandra Carvalho, explicou que essa é uma ação nacional do Ministério da Saúde, intensificada desde o ano passado em função dos primeiros casos da febre chikungunya. “É bom lembrar que o dia D é todos os dias. Precisamos estar atentos constantemente observando os fundos dos quintais para evitar a presença dos criadouros, amenizando riscos”, alertou.


A intenção do Dia D em Cuiabá é seguir a ação do Ministério da Saúde e reforçar cada vez mais a importância do papel da população em eliminar, jogar fora, tratar os possíveis criadouros e tomar medidas adequadas de limpeza no seu imóvel para evitar transtorno da presença do vetor.


“A nossa capital já tem a circulação dos quatro vírus da dengue e da febre chicungunya, que tornam a população mais suscetível a adquirir a doença, causando um transtorno maior no indivíduo, porque ele pode permanecer com sinais e sintomas de dores articulares por até cinco anos. A melhor forma é a prevenção”, complementou Alessandra.


De acordo com a coordenadora, o Pedra 90 foi escolhido para o dia D por se manter na liderança com infestação e presença de criadouros de dengue, além de possuir um histórico dos trabalhos do controle vetorial. “O Pedra 90 tem uma característica muito particular, que são as caixas d’água de fundo de quintal, principais criadouros. A gente entende que esse tipo de reservatório tem uma grande importância, mas deve existir sempre uma pessoa responsável em mantê-lo limpo, vedado”.


Dona Maria Aparecida, de 46 anos, foi uma das pessoas abordadas e disse que esta é uma ação de conscientização muito importante e que ajuda as pessoas a entenderem a importância da prevenção. “A gente tem caixa d’água nos fundos de casa, no chão mesmo, e o costume é deixar ela aberta. É bom receber essas orientações pra gente saber o certo a fazer e não espalhar o mosquito da dengue”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet