Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Política MT

GRANDE, COMO ERA GRANDE

Amigos dão adeus Paulo Leite e destacam legado deixado para o marketing político e o jornalismo de Mato Grosso

Foto: Mayke Toscano / Secom-MT

Paulo Leite com seu melhor amigo, jornalista Marcos Lemos, secretário de Comunicação de Mato Grosso

Paulo Leite com seu melhor amigo, jornalista Marcos Lemos, secretário de Comunicação de Mato Grosso

Profissionais de diferentes áreas e épocas compareceram à capela da Funerária Dom Bosco para prestar condolências à família Leite e dar o último adeus ao jornalista e marqueteiro Paulo Maria Ferreira Leite, 54 anos, morto na manhã desta quarta-feira (23). Centenas de pessoas passaram pelo local desde a metade da manhã até o final da tarde, quando o cortejo saiu para o Cemitério Parque Bom Jesus de Cuiabá, na Rodovia Palmiro Paes de Barros – saída para Santo Antônio de Leverger.


Morre jornalista e publicitário Paulo Leite

“Paulo foi um grande presente que Deus me enviou, em minha vida. Temos dois filhos. Metade do que sou, devo a ele. Me ensinou e me motivou muito”, desabafou Luciana Leite, sua companheira por mais de 20 anos, em entrevista à reportagem do Olhar Direto.

“Ele era grande demais. Em todos os sentidos. Era profissional altamente gabaritado, amigo, companheiro. Sem dúvida, o maior que já conheci”, definiu-o o jornalista Marcos Lemos, secretário de Estado de Comunicação, seu amigo há três décadas. Marcão começou a trabalhar com Paulo Leite em 1990 e nunca mais se distanciaram.

O jornalista Kleber Lima, secretário de Comunicação de Cuiabá, destacou que Paulo Leite foi precursor do marketing político em Mato Grosso. “Muito culto. Figura amável e generosa. Tinha humor ferino. Perda irreparável. Professional insubstituível e que deixa uma obra muito rica”, pontuou Kleber Lima.

O advogado Antônio Alberto Schommer, diretor do curso de Direito da Universidade de Cuiabá (Unic), que foi secretário de Estado da Casa Civil, no governo Jayme Campos (1991-94), definiu Paulo Leite como “um homem único”.
“Era profissional de qualidade indiscutível e ético. Estivemos ombro a ombr por mais de 20 anos. Bom amigo e companheiro”, avaliou Schommer.

O publicitário Luiz Gonzaga Rodrigues Júnior, o popular ‘Júnior Brasa’, diretor do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de Mato Grosso (Sinapro/MT), afirmou que Ferreira Leite foi absoluto em tudo. “Grande publicitário. Grande jornalista. Grande marqueteiro. Formou uma legião de profissionais, como próprio secretário Marcão [Pedro Marcos de Campos Lemos] e muito mais gente talentosa”, apontou Júnior Brasa.

O jornalista Onofre Ribeiro citou a capacidade de Paulo Leite em inovar. “Paulo Leite trouxe o marketing político para Mato Grosso. Disputava essa primazia com Mauro Cid. Ele ‘deu cara’ para o governo Jayme Campos. A política de Mato Grosso não seria a mesma, sem Paulo Leite”, justificou Onofre Ribeiro.

Em 1990, Ferreira Leite trouxe pra o horário eleitoral gratuito do rádio e da televisão, na campanha do então candidato a governador Jayme Campos, as apresentações com trilha sonora e a gravação de mais de um ‘jingle’. Comandava uma megaequipe, que contava com profissionais do quilate de Eraldo Pereira (Rede Globo), Fábio Panuzzio (Band) e José Roberto Amador, o ‘Bebeto’, entre outros. Ele tirou as campanhas eleitorais dos estúdios de rádio e TV.



O empresário Lídio Moreira dos Santos, vice–presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas de Mato Grosso, lembrou da capacidade de Paulo Leite em sempre estender a mão aos amigos, em especial profissionais da imprensa. “Era grande cabeça, solidário e companheiro”, definiu-o Lídio Moreira.

O advogado José Antônio Rosa disse que em mais de 15 anos de convivência sempre admirou Paulo Leite. “Falar de sua genialidade é ‘chover no molhado’. Homem completo. Ser humano completo. bom jornalista. Um homem à frente do seu tempo. Orgulho para os amigos. Bom pai de família. Pena que não cuidou da própria saúde”, emendou José Rosa.

O jornalista e radialista Roberto de Jesus César, o ‘Careca’, ex-secretário de Comunicação de Cuiabá, afirma que Paulo Leite foi pioneiro em marketing político e em novas mídias. “Antes dele, existia a famosa ‘verba de zelo’. Ele criou a compra de espaço para veiculação de mídia”, justificou Carequinha.

Companheiro de Paulo Leite por quase 30 anos, o jornalista e produtor José Luiz Siqueira classificou o amigo como “artífice das palavras e homem de convicções firmes”. Siqueira afirmou que Paulo tinha um “coração maior que o corpo”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet