Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

susto

Após nove horas, Corpo de Bombeiros conclui ação, mas prédio permanece interditado a moradores

14 Out 2014 - 07:55

Da Redação - Patrícia Neves/Ronaldo Pacheco/Wesley Santiago

Foto: Cedida por Walmir Santana

Após nove horas, Corpo de Bombeiros conclui ação, mas prédio permanece interditado a moradores
Um curto circuito no edifício residencial,Sunset Boulevard,  instalado no bairro Araés, em Cuiabá, mobiliza Corpo de Bombeiros e também  o helicóptero da Polícia Militar. O edifício possui no total 24 andares. 


Os moradores estão sendo retirados do local por equipes do Corpo de Bombeiros que se encontram na região. Por medida de segurança, os moradores que habitam entre o 7º andar e o 18º andar estão sendo removidos.  Moradores da região informaram que perceberam a forte fumaça por volta das 4h da manhã. 

Com ajuda do helicptero da PM  as famílias que estão no local são retiradas. Equipes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência estão no local.

Ainda segundo informações de moradores, um senhor ainda encontra-se no edifício e um soldado da PM , com ajuda do helicóptero, tenta retirar o mesmo do seu apartamento. 

Segundo o Corpo de Bombeiros, o curto-circuito pode ter sido provacado em decorrência de problemas com a instalação de aparelhos ar-condicionado e os moradores tiveram de ser retirados em decorrência da fumaça tóxica. A rua Desembargador José de Mesquita está interditada, conforme galeria de fotos de Wesley Santiago e Karine Neves.



16h37 - O Corpo de Bombeiros já deixou o local e a partir desse momento compete a Defesa Civil do  Município e síndico do prédio a coordenação para que as famílias possam entrar no local e retirar alguns objetos. 

16h26 -  O Centro de Comando de Controle (CCO) usado pela Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp) está sendo empregado para auxiliar os trabalhos da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. 

16h19 - Equipes da Polícia Militar se encontram no local para evitar ações de criminosos pela região. 

16h13 - Equipe de peritos criminais acaba de chegar ao local. Ainda não há previsão para conclusão dos serviços.

15h24 - Conforme informações do tenente-coronel Barros, do Corpo de Bombeiros, o fogo não atingiu nenhum dos apartamentos do prédio, que foram afetados apenas com uma grande quantidade de fuligem.  Os moradores do prédio ainda permanecem do lado e há perspectiva de que recebam autorização da Defesa Civil para que entrem no local nos próximos minutos apenas para se munirem com objetos de uso pessoal. Equipe da perícia criminal está sendo aguardada no local. 

14h49 - Após quase nove horas de trabalho, o Corpo de Bombeiros conseguiu finalizar os trabalhos na unidade. Até o momento, de acordo com o síndico do prédio, os moradores permanecem impedidos de adentraram a seus apartamentos. Falta que a Defesa Civil faça vistoria pelo local e na sequência a Defesa Civil. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, às 5h44 da manhã de hoje equipes do Corpo de Bombeiros já se deslocavam para o local. 

12h01 -  O comandante geral adjunto do Corpo de Bombeiros, coronel Giovane Eggers, que o trabalho realizado nesse momento é o de combate  às chamas no 16º andar do edifício.  Ele afirmou que pelo menos 12 moradores foram resgatados e que não há registro de feridos com gravidade.
Ele corrigiu a informação que havia sido veiculada  pelo Corpo de Bombeiros de que as chamas tiveram início em um curto-circuito em um duto de madeira. Ele afirmou que o duto não foi confeccionado em madeira.
Ainda segundo o comandante, o trabalho emergencial era o de retirada dos moradores o que foi concluído com êxito. 

11h36 -  Uma equipe da Defesa Civil permanece em frente ao edifício Boulevard no aguardo da liberação do Corpo de Bombeiros. Caberá a Defesa Civil analisar as condições do ambiente para saber se os moradores poderão adentrar ao prédio para se munirem com roupas e pertences.  Além da Defesa Civil, peritos  e o Corpo de Bombeiros irão avaliar as condições estruturais do prédio para habitação.

11h25 - O coronel Silvio Bernades, do Corpo de Bombeiros, acaba de confirmar que o fogo teve início no 6º andar do edifício, em decorrência de um curto-circuito em um duto de fiação, que foi confeccionado com madeira.  Ele declarou ainda que ao contrário do que havia sido divulgado à imprensa,  ainda existem pontos com chamas no interior do prédio, mas em escala reduzida.

11h08 - O Corpo de Bombeiros acaba de informar que retirou a última vítima que estava presa no edifício. O Corpo de Bombeiros ainda permanece no interior do prédio fazendo uma varredura pelo local. 

11h06 - O trabalho de resgate dos moradores do edifício Boulevard se aproxima do final. No total, doze pessoas já foram retiradas. 

Imagem de Wesley Santiago
11h01 - A pequena Mariana, de nove meses, passa bem. A criança já está com familiares e, por medida de segurança, usa uma máscara de oxigêneo.

10h50 -  O pai da menina Mariana, de nove meses, resgatada a poucos minutos, está sendo retirado nesse momento pelos bombeiros com emprego de rapel.

10h46 - Um bebê de nove meses, identificada como Mariana, acaba de ser resgatada do  15º andar do Boulevard. A criança foi retirada por meio de rapel pelo Corpo de Bombeiros até um andar onde não havia mais fumaça tóxica. Na sequência, os bombeiros fizeram o transporte da criança pela escada de emergência do prédio. A menina, aparenta estar bem de saúde, e está sendo atendida na triagem montada pela Defesa Civil em frente ao prédio.

10h38 - A Secretaria de Saúde de Cuiabá confirmou a pouco ao site Olhar Direto que cinco pessoas,  todas moradoras do edifício  Boulevard,  foram encaminhadas para o Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC), para que pudessem receber atendimento médico. 

10h36 - O oficial de comunicação do Corpo de Bombeiros, Silvio, confirmou a pouco a jornalistas que acompanham o trabalho de resgate dos moradores,  que um  bebê de dez meses ainda permanace em um apartamento no 15º andar do edíficio. Ele informoiu que a criança está sem situação de risco já que o acesso a esse andar é complicado em decorrência da fumaça tóxica.  

10h33 - Quinze pessoas já foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros que mantém uma equipe com 60 pessoas no local em intensa atividade.

10h25 - Uma adolescente também foi retirada a pouco do edifício. A garota passa pela triagem do Corpo de Bombeiros e deve ser encaminhada para o Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá. 

10h22 - O intenso calor, a baixa umidade, e a fumaça tóxica começam a fazer vítimas entre os profissionais da segurança pública que atuam no resgate das famílias. Um soldado do Corpo de Bombeiros teve de receber oxigênio após deixar o prédio onde estava trabalhando. 

10h10 - Um aerador (uma espécie de ventilador gigantesco) está sendo empregado pelo Corpo de Bombeiros, na tentativa de fazer o resfriamento de alguns dos apartamentos para auxiliar nos trabalhos de resgate dos moradores que ainda permanecem no local a espera de resgate. 

10h04 - Uma criança, com aproximandante 6 anos e ainda um bebê de dez meses,  já foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros, via rapel. O menino teve de ser colocado em uma maca e recebeu oxigênio antes de ser encaminhado em uma maca para o Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC).

9h56 -Ainda é intensa a movimentação de bombeiros e de homens da Defesa Civil que montaram a poucos minutos uma base em frente ao prédio para atendimento de moradores e encaminhamento ao Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU).  Como o trabalho é intenso as informações ainda são desencontradas sobre a quantidade de moradores que ainda permanecem no interior do prédio. 

9h52 - Soldados do Corpo de Bombeiros estão retirando nesse momento uma criança que estava presa nos andares mais altos do edifício por meio de rapel.

9h38 -  Morador do 8º andar, Assan Salin,  contou detalhes dos momentos de desespero ao deixar o prédio por volta das 5h da manhã. Ele declarou que o forte odor de queimado fez com que sua família acordasse. Imediatamente, eles correram em direção a escada de emergência e passaram a gritar em todos os corredores na tentativa de acordar os vizinhos. Ainda contou que dezenas de pessoas insistiram em permanecer no local considerando que estavam amedrontadas com a possibilidade de se deparem com chamas. 


9h36 - O Corpo de Bombeiros acaba de confirmar que  uma criança de dez meses está no 14º andar, juntamente com seus pais, a espera de resgate. 

9h32 - Ainda é possível constatar muita fumaça tóxica saindo de um dos apartamentos do 17º andar do prédio.
 
9h29 -  Uma equipe da Defesa Civil também se encontra no bairro Araés e irá auxiliar os trabalhos dos Corpo de Bombeiros. 

9h21 - O coronel Barros, comandate do Corpo do Bombeiros, informou a pouco que houve fogo nos corredores de alguns andares, sem que apartamentos fossem danificados. Ele afirmou ainda que somente após a realização de perícia técnica já foi acionada e que somente após a conclusão dos trabalhos periciais é que o local será liberado para às famílias. O prédio possui um total de 22 andares e cada um deles com quatro apartamentos. 

9h17 - A principal preocupação do Corpo de Bombeiros é quanto ao gás GLP que está acumulado na tubulação do prédio. O Corpo de Bombeiros informou que o sistema foi desligado logo  após a constatação do curto-circuito. 

9h02 - Todos os moradores que inaliram fumaça tóxica no interior do edifício de 22 andares são encaminhados a uma base da Segurança Pública instalada no bairro Araés. O local está sendo empregado como um ponto de apoio para operação. Os moradores são encaminhados para a unidade, onde passam por uma triagem e os casos mais graves são encaminados ao Pronto-Socorro de Cuiabá. 

9h01 - Cerca de 60 homens, entre efetivo da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros atuam no local.

8h50 - O fornecimento de energia elétrica na região foi suspenso por medida de segurança, de acordo com o Corpo de Bombeiros

8h49 -  A falta de hidrantes na região tem dificultado o trabalho dos bombeiros.

8h47 - Do lado de fora do prédio de luxo, que possui 22 andares, dezenas de pessoas acompanham os trabalhos e a estimativa do Corpo de Bombeiros é de que a temperatura no interior dos apartamentos chegue a 70ºC.

8h45 - Os bombeiros irão retirar as pessoas que ainda se encontram no edifício por meio de rapel. 

8h31 - Com a escada Magirus, empregada pelo Corpo de Bombeiros, atinge um total de 55 metros de segurança sendo insuficiente para retirada dos moradores e por isso os soldado do Ciopaer foram levados de helicóptero até o terraço do prédio para retirada dos moradores.

8h29 - É intensa a movimentação de curiosos e de moradores na região. As vias próximas ao local estão interditdas por medida de segurança. 

8h26 -O Corpo de Bombeiros não confirma feridos no local.

8h10- Nesse momento, um soldado do Corpo de Bombeiros,  especialista em resgate em altura foi colocado no prédio com ajuda do helicóptero. Pelo menos três pessoas ainda se encontram no prédio. 


 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet