Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Wener Rydl

Austríaco bilionário é preso tentando passar ouro em aeroporto

Foto: Reprodução

Austríaco bilionário é preso tentando passar ouro em aeroporto
O bilionário austríaco Wener Rydl foi preso em flagrante na noite de sexta-feira (27), no Aeroporto Marechal Cândido Rondon, em Várzea Grande, ao tentar embarcar pra Santarém (PA) com uma barra de ouro. Agentes da Polícia Federal o levaram para detido para a Superintendência da Polícia Federal, em Cuiabá.


Leia mais:
Ministra do STJ nega habeas corpus e mantém prisão de Riva

Transportar ouro não declarado é considerado evasão de divisas – usurpação bens do patrimônio público.

Esse é apenas mais um episódio na polêmica vida de Wener Rydl, que já foi tema de filmes e documentários. Especialista em negócios de importação e exportação, ele trava batalhas judiciais contra as autoridades fiscais da Áustria desde o fim da década de 1980, contra as quais declarou um embargo e acusa de beneficiariam um “seleto grupo de cavalheiros”, como diz em seu site pessoal.

Sob a acusação de ter causado um rombo de U$ 4 bilhões ao fisco da Áustria, ele mudou-se para o Brasil no começo da década de 1990, casou-se com uma brasileira e se naturalizou em 1995. Em 2002, em protesto, ele queimou o equivalente a 12 milhões de euros em uma praia do interior Pernambuco, aonde mora. Em 2005 foi preso no aeroporto de Brasília, após a anulação de sua naturalização.

Extraditado para Áustria, voltou a liberdade poucos meses depois porque a maioria de seus crimes haviam prescrito. De volta ao Brasil, no começo desse ano conseguiu sua naturalidade brasileira de volta. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet