Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

LEGISLATIVO

Bancada de Mato Grosso no Congresso tem perfil conservador; maioria é governista

Foto: Reprodução

Bancada de Mato Grosso no Congresso tem perfil conservador; maioria é governista
O senador Wellington Antônio Fagundes (PR) assumiu seu primeiro mandato no Senado da República, após seis mandato como deputado federal. Ele se soma aos senadores Blairo Maggi (PR) e José Antônio Medeiros (PPS). Já na Câmara dos Deputados, dos oito mato-grossenses, quatro são ‘cristãos novos’  e outros quatro veteranos na bancada de Mato Grosso.

 
A reportagem do Olhar Direto constata que a maioria dos parlamentares pertence à bancada de sustentação ao governo da presidenta Dilma Rousseff (PT). Dos 11, em tese, apenas quatro são oposicionistas: senador José Medeiros e os deputados federais Nilson Leitão (PSDB), Adilton Sachetti (PSB) e Fábio Garcia (PSB).

Já os outros sete são governistas. Além de Fagundes e Maggi, são da base aliada os deputados federais Carlos Bezerra (PMDB), Ezequiel Fonseca (PP), Valtenir Pereira (Pros), Ságuas Moraes (PT) e Victório Galli (PSC).

Nilson Leitão  foi o mais votado, com 127 mil sufrágios, e deve ser um dos líderes da oposição. Na legislatura passada, foi líder da minoria na Câmara Federal, dando trabalho para os defensores do governo Dilma.
 
Outro que promete dar o que falar é Fábio Garcia, filho de família tradicional cuiabana – o ex-governador Garcia neto é seu avô paterno, ao defender as reformas política e tributária. Ele teve o apoio decisivo do prefeito Mauro Mendes (PSB), de Cuiabá.
 
“É preciso coragem para realizar as reformas que esse país tanto necessita. Coragem para transferir dinheiro da atividade meio para a atividade finalística, e, assim, levar asfalto, educação e saúde para a população. É dessa forma que tem que ser reinvestido o dinheiro arrecadado  com os impostos brasileiros. Vou batalhar por isso”, afirmou Garcia.
 
Da base aliada, o decano Carlos Bezerra é quem dá o tom. Porém, existe a expectativa para outros menos citados, como o deputado Victório Galli, em seu primeiro mandato como parlamentar – era segundo suplente na legislatura anterior e assumiu duas vezes. Aos 72 anos, Bezerra passou por quase todos os cargos possíveis na vida pública: vereador e prefeito de Rondonópolis, deputado estadual, federal, senador e governador de Mato Grosso.
 
Quem  arriscou a certeza de reeleição  à Assembleia para concorrer à vaga na Câmara Federal foi Ezequiel Fonseca. Sua vitória surpreendeu até mesmo o mais próximos. Ele foi  prefeito de Reserva do Cabaçal e presidente da Associação dos Municípios (AMM). 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet