Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Bares e restaurantes participam de ação educativa da Operação Lei Seca

Colaboradores de 30 bares e restaurantes de Cuiabá participaram nesta terça-feira (28.07) de uma capacitação voltada à conscientização e orientações aos clientes sobre o consumo responsável de bebidas alcoólicas. A primeira ação do tipo, realizada no bar Ditado Popular, um dos mais frequentados na noite cuiabana, integra o projeto Trânsito Consciente – operação Lei Seca, em Mato Grosso, que envolve diversos parceiros na promoção de estratégias educativas para fomentar a responsabilidade social e contribuir na redução de acidentes envolvendo direção de veículo. 


Mato Grosso figura no quarto lugar no ranking dos estados brasileiros com maior número de acidentes de trânsito. E a redução desses números passa prioritariamente por ações pedagógicas, que envolvam toda a sociedade. “Essa ação tem relevância para qualificar a informação das centenas de profissionais que lidam com o público que frequenta bares e restaurantes. Nosso objetivo é disseminar a informação e conscientizar para o consumo com responsabilidade. Queremos que as pessoas voltem às suas casas com segurança”, argumentou o presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), Rogers Jarbas. 

Parceiro da iniciativa, Fernando Medeiros, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MT), destacou que a intenção é que o cliente saia e volte sempre ao estabelecimento em segurança. “É importante essa ação, de treinar o colaborador para identificar o cliente que exagerou na bebida, mostrando que ele pode sugerir formas de não colocar a própria vida em risco, bem como de outras pessoas da sociedade”, pontuou Fernando. 

Empresário da noite cuiabana, Carlos Eduardo Mendes ofertou seu estabelecimento para a capacitação e vê na iniciativa um diferencial na preocupação com os clientes. “A gente vai instigar o consumo consciente e moderado. Acidentes com mortes se tornaram constantes, o que é preocupante”, destacou. 

A coordenadora da Escola Pública de Trânsito, Renata Freitas, enfatizou a continuidade das ações educativas do projeto em parceria de vários segmentos da sociedade. “Nesta segunda etapa, as ações continuarão a ter como foco a grande Cuiabá e, oportunamente, poderão ser estendidas para o interior do Estado. Nosso foco nesta segunda etapa do projeto é incentivar práticas responsáveis para garantir a integridade de cada cidadão no trânsito”. 

O conteúdo da capacitação com garçons e atendentes foi desenvolvido pela indústria de bebidas Ambev, abordando a história e cultura da bebida alcoólica, a saúde e o bem-estar relacionados ao consumo moderado, além de destacar a proibição do consumo do álcool por menores de 18 anos, dos perigos do consumo em excesso e da associação entre bebida e direção. 

Trânsito Consciente 

A Escola Pública de Trânsito coordena as ações educativas do projeto Trânsito Consciente – Operação Lei Seca - instituído no ano passado em Mato Grosso, com atuação conjunta de diversos órgãos públicos estaduais e federais. O objetivo é promover ações de educação e de fiscalização de trânsito, para a redução dos acidentes e mortes no trânsito, coibindo o consumo de bebida alcoólica por condutor de veículo automotor, em atendimento às disposições legais de segurança viária, de acordo com a legislação federal.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet