Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Economia

Boletos de compras feitas pela internet podem conter dados falsos

Vírus altera os dados de pagamento de produtos pela internet. 

Consumidor deposita dinheiro para golpista e não pra loja.

Um alerta para quem compra pela internet: golpistas agora estão alterando os boletos de pagamento dos produtos. E o golpe é na hora da impressão do boleto. Um vírus de computador altera os dados originais e o valor pago na fatura vai parar na conta dos bandidos em vez de quitar o débito.

Na casa da aposentada Elisa Maria Guedes quase tudo foi comprado pelo computador. Ela adora compras on line, mas há dois meses levou um prejuízo de R$ 369. Foi quanto ela pagou num smartphone, mas o aparelho nunca foi entregue. O pagamento foi por boleto bancário numa casa lotérica, só que a loja diz que não recebeu o dinheiro

“Eu falei que eu tinha efetuado o pagamento e eles pediram para eu mandar o comprovante. Mandei sete comprovantes e quando chegou passou 15 dias eles disseram que o boleto não podia ser deles porque o banco deles era outro", conta a aposentada.

No site “Reclame Aqui” o golpe do boleto aparece entre as dez maiores reclamações de novembro de 2013 a novembro de 2014. É mais comum nas regiões Sudeste, Nordeste e Sul do país.

Para entender como os bandidos agem, o JH consultou um especialista em segurança na internet, Eduardo D’Antona. A empresa onde ele trabalha descobriu há apenas seis meses. "Nesse período nós conseguimos identificar 190 mil computadores de usuários infectados pelo vírus", explica Eduardo.

O especialista explica que, com a alteração dos golpistas, o leitor não consegue ler o código de barras. E a alteração de números faz com que o pagamento seja direcionada para uma outra conta. Veja algumas dicas para ara evitar o boleto falso: peça boleto pelo correio. Se não for possível, confira todos os dados no boleto - valor, data de vencimento, CNPJ da empresa.

Fique atento ao código de barras. E desconfie dos boletos em que você não consegue pagar no caixa usando só o código de barras e é preciso digitar os números. Se tem dúvida, liga para  banco confirma, entra na internet e procure ver se o número está válido, tente atualizar e veja se existe mesmo"

Quando o consumidor paga um boleto falso perde o dinheiro, porque a empresa não reconhece o pagamento e o débito fica em aberto.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet