Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política MT

CRISE EM LEVERGER

Câmara de Santo Antônio encerra CPI e prefeito corre risco de ser cassado

Foto: Cecom / Sto Antônio Leverger

Câmara de Santo Antônio encerra CPI e prefeito corre risco de ser cassado
Depois de quase dois meses de investigações, a Câmara de Santo Antônio de Leverger vai votar na noite desta segunda-feira (28) o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Fraudes e, também, decide pelo afastamento ou não do prefeito Valdir Ribeiro (PT).  Caso o Poder Legislativo decida pelo afastamento do chefe do Poder Executivo, de imediato, quem assume  a Prefeitura de Santo Antônio de Leverger é o vice-prefeito Valdir Castro Filho (PDT).

 
O presidente da CPI, vereador Ugo Padilha (DEM), e o relator, vereador   Marcelo Robson Queiroz (PDT), decidiram não antecipar o resultado das investigações, mas confirmaram, via assessoria, que algumas denúncias foram confirmadas. Contudo, não confirmaram quais. Membro da CPI, o vereador Sérgio Potrich (PR) foi um dos responsáveis por acionar a Delegacia Fazendária da Polícia Judiciária Civil, que há poucas semanas realizou busca e apreensão na prefeitura e na casa de Valdir Ribeiro.
 
Para ser afastado, são necessários dois terços – sete votos – do total de 11 existentes no plenário do Poder Legislativo Municipal. A votação é nominal e aberta. Até o ano passado, o prefeito tinha apoio de seis – às vezes até oito – parlamentares, mas desde o início do ano passou a enfrentar dificuldades, na Câmara.
 
O presidente da Câmara , vereador Franklin Luiz Carvalho (PSDB), não quis avaliar a possibilidade de cassação do prefeito.  Em entrevista anterior à reportagem do Olhar Direto, Franklin Carvalho limitou-se da dizer que “o plenário é soberano”.  
 
O trabalho da CPI também tomou como base parte das investigações da Defaz, que buscou documentos  documentos, recibos, planilhas, anotações, dispositivos eletrônicos de armazenagem de dados móveis ou portáteis, computadores e outras mídias que possam eventualmente conter informações comprobatórias das suspeitas de crimes contra a administração pública, na prefeitura de Santo Antonio de Leverger.
 
Valdir Ribeiro não foi encontrado nem atendeu às ligações da reportagem do Olhar Direto. Uma servidora informou por telefone que o Chefe do Poder Executivo estaria “em sua propriedade na zona rural”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet