Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Campanha de luta contra a AIDS tem inicio no dia 1

O foco da campanha para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro, será a população jovem entre 15 a 29 anos. O Ministério da Saúde lança a campanha e quer incentivar o teste, tratamento e a prevenção com o tema: Eu me previno, Eu me testo , Eu me conheço #partiuteste. O mês de dezembro é de alerta. Pesquisas apontam que 40% dos jovens não usam preservativos em todas as relações sexuais e possuem mais parceiros casuais, por isso a necessidade de alertar a população jovem sobre os riscos da doença em Campanha. 


Em Mato Grosso serão disponibilizados testes rápidos para diagnóstico da situação sorológica, além de prestar esclarecimentos e orientações sobre uso correto de insumos de prevenção (preservativos masculinos, femininos, gel lubrificante) e sobre a infecção pelo HIV e a Aids .Todos os Serviços da Rede SUS tanto da Assistência Especializada , como os Centros de Testagem e Aconselhamento- CTAs de unidades básicas de saúde, policlínicas e Unidades de Pronto Atendimento- UPAs, estarão, neste período da campanha a disposição da população.

 Também serão realizadas ações para orientar alunos nas escolas municipais, estaduais e privadas (ensino médio). Já nas universidades públicas e privadas, o foco é dar maior visibilidade às questões do viver com HIV/Aids , além de abordar sobre a importância da testagem e adesão ao tratamento precoce como prevenção combinada.

“Espera-se mobilizar e sensibilizar a população mato-grossense em geral, sobretudo os jovens entre 15 a 29 anos, no mês de dezembro, que é o mês da Campanha ,para o alerta da importância da prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) Aids,  divulgando e oportunizando o acesso ao teste rápido de HIV. Espera-se a redução de riscos e vulnerabilidades. Todos podem procurar os Serviço de Assistência Especializada no Sistema Único de Saúde, para realização do teste”, disse  Valéria Cristina da Silva, Técnica da Vigilancia Epidemiologica do Estado.

As estatísticas apontam que na faixa etária entre 13 e 19 anos, a Aids afeta mais o sexo feminino: para cada 8 meninos com aids há 10 meninas, uma inversão da proporção de casos entre mulheres.Promover o diagnóstico precoce do vírus da aids é uma das estratégias da Campanha

 Dados: No período de 2007 a 2014, foram notificados 5.367 casos de Aids, entre a população em geral de Mato Grosso, sendo 1.390 entre os jovens de 15 a 29 anos,o que corresponde a 26,15% do número de casos notificados Os municípios de maior notificação correspondem aos de maior concentração populacional. Cuiabá com 1.303 casos e Várzea Grande com 608, representando 35% dos casos notificados do estado. A notificação da população jovem da faixa etária de 15 a 29 em Cuiabá foi de 319 casos em Várzea Grande 157, dando percentual de 24,48% dos casos notificados em Cuiabá e 25,82% de Várzea Grande entre os jovens.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet