Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Resgate

Cidade em que advogada foi morta é uma das mais violentas do país; poder público intensifica pacificação

Foto: Reprodução

Antônio Nogueira

Antônio Nogueira

A cidade de Primavera do Leste (237 km de Cuiabá), palco do brutal assassinato contra a advogada Alessandra Martignago, figura na lista dos municípios mais violentos do país, de acordo com dados do Ministério da Justiça. Quando Antônio Nogueira (PSB) assumiu, no início deste ano, a recém criada Secretaria de Segurança e Cidadania, tinha noção do problema e começou a articular um plano de ações estratégicas para “pacificar” a cidade. Após o crime, as ações vão ser antecipadas.


Assassino de advogada já tinha assaltado casa da vítima e guardava pertences íntimos
Suspeito de assassinar advogada já tinha estuprado ex-mulher e menina de 14 anos
Advogada é estuprada e assassinada e população tenta linchar suspeito; OAB exige providências

Em entrevista concedida ao Olhar Direto por telefone após reunião com membros da Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público, Polícias Civil e Militar, e diferentes segmentos da sociedade neste sábado, Nogueira adiantou que as ações que vinham sendo planejadas vão ser aceleradas, apesar de explicar que o crime contra a advogada, segundo ele, diferir da “violência comum”, alvo do plano estratégico.

“Esse crime tem outros contornos”, argumenta. As investigações apontam que o suspeito do assassinato, Cristiano Inácio dos Santos, nutria uma espécie de obsessão pela advogada. Uma ex-esposa sua já havia trabalhado na casa da vítima e o suspeito já havia entrado na casa dela, roubado objetos íntimos e espalhava para os amigos que mantinha um caso com ela.

Outro indício da anormalidade do caso é o fato de após estuprar a vítima e matá-la degolada, Santos foi dar voltas pela cidade com o carro de Alessandra. Cristiano também é apontado como responsável pelo estupro da ex-mulher e de uma menor de idade.

Uma das primeiras ações, segundo Antônio Nogueira, foi pedir reforço no policiamento ao Estado. Há algumas semanas, Primavera foi palco de um fórum de Segurança Pública que discutiu saídas para “pacificar” a cidade.

Apesar de o policiamento ser responsabilidade do Estado, a Prefeitura de Primavera realizou estudos de como pode ajudar o Governo e criou a Secretaria Municipal de Defesa Social, órgão que a partir de agora vai desenvolver ações para que o município tenha participação efetiva no combate à criminalidade.

Sob o comando do advogado José Antônio de Castro Leite Nogueira, a Secretaria de Defesa Social nasceu a partir de um amplo debate com autoridades do setor, especialistas na área e estudos de cases de sucesso.

Segundo o secretário Toninho Nogueira, a ideia do Fórum nasceu do interesse comum de garantir mais segurança aos primaverenses e impedir que outras famílias sejam vítimas do medo, de prejuízos e das tragédias que têm acontecido na cidade.

Posição indigesta

Ranking sobre a criminalidade feito pelo Ministério da Justiça com os 400 municípios com maiores números absolutos de homicídios, calculando-se taxas de homicídios segundo quatro distintas faixas populacionais incluiu Primavera do Leste.

Os cálculos do Governo federal apontam que o município ficou com a 280ª posição entre as cidades que possuem contingente populacional entre 99,999 mil habitantes e cinqüenta mil habitantes, observando-se que o cálculo das taxas relativas foi feito levando-se em consideração o número de habitantes e o número absoluto de homicídios.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet