Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

operação seven

Coronel aposentado da PM é levado para sede do Bope; juíza detalha participação

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Coronel aposentado da PM é levado para sede do Bope; juíza detalha participação
O coronel aposentado da Polícia Militar, José Jesus Nunes Cordeiro, que atuou como secretário adjunto da Secretaria de Estado de Adjunto de Administração (SAD), está preso na sede do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar desde a última segunda-feira, 1º.  Ele foi secretário durante a gestão Silval Barbosa (2011 a 2014) e foi preso a pedido do Grupo de Atuação e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) durante a operação ‘Seven’.


Leia Mais:
Sem algemas, Silval, Nadaf e ex-presidente do Intermat são levados para sede do Gaeco

De acordo com assessoria da Polícia Militar, o  corregedor-geral, coronel Wilson Batista, o recebeu no Instituto Médico Legal(IML), onde o oficial custodiado  chegou acompanhado por um oficial superior.
 
Depois de passar por exame de corpo de delito, procedimento comum àqueles que serão recolhidos a cadeia, presídio ou unidade similar, o coronel Cordeiro foi conduzido ao quartel do Batalhão de Operações Especiais(Bope) onde encontra-se à disposição da    Justiça. O alojamento do militar em um batalhão atende ao Estatuto da Polícia Militar.
 
O coronel da PM, juntamente com o ex-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, e os ex-secretários Pedro Nadaf, o ex-presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Alberto Dalfonso. O médico Filinto Correa da Costa, de 73 anos, teve decretado pela Justiça o uso de tornozeleiras eletrônicas. Filinto era o proprietário da área que teria sido comprada duas vezes pelo Governo do Estado de Mato Grosso. 

De acordo com o Gaeco, no ano de 2002, o empresário negociou com o Governo do Estado uma área de aproximadamente 3,240 hectares pelo valor de R$1,8 milhões. Ocorre que, no ano de 2014, 727,931 hectares dessa mesma área foram novamente vendidas ao Governo, dessa vez pelo valor de R$7 milhões. 

Para dar legitimidade a transação, o ex -governador, contrariando dispositivos legais expressos, transformou a unidade de conservação do tipo “parque” em unidade de conservação do tipo “Estação Ecológica”. Nesses casos a legislação federal não exige a realização de estudos técnicos ou audiências públicas. O esquema contou com a participação do ex secretário da Casa Civil e do ex presidente do Intermat. 

No decreto de prisão, expedido pela juíza Selma Arruda, da 7ª Vara, consta ainda ainda que o coronel José de Jesus Nunes Cordeiro “valendo-se do cargo de Secretário Adjunto de Administração do Estado de Mato Grosso que ocupava à época, voluntariamente e com total conhecimento da soma de esforços para a prática delituosa, tendo domínio funcional do fato, concorreu para a prática criminosa por, mesmo não tendo competência para o ato, o que retira o seu valor jurídico, elaborar o parecer de avaliação da área objeto do Decreto Estadual n.º 2.595/2014 (fls. 86/88/GAECO), solicitado por Pedro Jamil Nadaf, sem apresentar nenhum estudo técnico e com base exclusivamente em laudo de avaliação. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet