Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

bloco econômico

Da tribuna, senador José Medeiros defende que Brasil deixe o Mercosul

Foto: Agência Senado

Da tribuna, senador José Medeiros defende que Brasil deixe o Mercosul
O senador José Medeiros (PPS) defendeu a saída do Brasil do Mercosul, na tribuna do Senado.  De acordo com o parlamentar mato-grossense, o bloco econômico é uma amarra que impede o país de fazer negócios com outras nações e de se integrar de forma mais autônoma ao mercado global.


Ele disse que todos os países do bloco já fazem negócio fora do Mercosul. Tanto que, desde 2005, Brasil  não é mais o principal parceiro comercial de Paraguai e Uruguai, tendo sido superado pela China. A Argentina, por sua vez, acaba de assinar 15 acordos bilaterais com a China, ao arrepio do acordo do bloco. “O que nos impede de fazer o mesmo?”, questionou José Medeiros.

Leia mais:
PPS revela convite a Taques, que promete refletir; projeto é ao menos dobrar prefeitos e vereadores

O senador sugere que o Brasil priorize acordos bilaterais com economias mais desenvolvidas, bem-sucedidas e dinâmicas.  Ele observou que, nos últimos 10 anos, os únicos tratados de livre comércio assinados pelo bloco foram com Israel e Egito. E afirmou que quem mais perde com o Mercosul é o Brasil.

“Não faz mais sentido o Brasil continuar atrelado ao Mercosul. É mais do que passada a hora de o Brasil deixar o bloco ou convertê-lo, na melhor das hipóteses, em simples área de livre comércio, sem tarifa externa comum. O que nos impede? O Brasil já não precisa do Mercosul, que representa menos de 9,9% de nossas exportações em comparação com os 17,4% de 1998”, concluiu. (Com Agência Senado)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet