Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

NOV A MESA DIRETORA

Eleito presidente, Maluf diz que disputa está esquecida e dá ênfase à governabilidade

01 Fev 2015 - 13:57

Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco e Raoni Ricci

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Eleito presidente, Maluf diz que disputa está esquecida e dá ênfase à governabilidade
A chapa encabeçada pelo deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) foi eleita para  comandar a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, no biênio 2015-16, conquistando 23 dos 24 votos possíveis. Somente o deputado Emanuel Pinheiro (PR) optou por votar em branco, por não ter conseguido formalizar o compromisso de apoio ao seu projeto de resolução que propõe mudanças profundas no Regimento Interno, como o fim da reeleição de presidente e primeiro secretário, e a distribuição de tarefas para todos os cargos da Mesa Diretora.

 
O esperado registro de uma chapa alternativa, para “marcar posição”, conforme o prometido pelo deputado Zeca Viana (PDT), não aconteceu. Até mesmo os principais críticos do processo, como os deputados Gilmar Fabris (PSD), Mauro Savi (PR), Zeca Viana (PDT) e Janaína Riva (PSD), votaram a favor da chapa de Maluf, tendo o deputado Ondanir Bortolini Nininho (PR) na Primeira Secretaria – responsável pela gestão e ordenamento de despesas do Poder Legislativo.
 
Poucos minutos após ser eleito, Maluf avisou que a contenda que permeou o dia-a-dia dos deputados, nas últimas semanas, estava encerrada. De imediato, ele cobrou dos colegas prioridade ao apoio para o governador José Pedro Taques implementar nos próximos anos as mudanças necessárias para melhorar o Estado.
 
“Temos um compromisso histórico com Mato Grosso: o de construir um Estado que  assegure dignidade aos seus cidadãos, com saúde, educação e segurança”, afirmou ele.
 
Zeca Viana amainou, mas não retirou as críticas que fez à forma de interferência do Poder Executivo na disputa da Mesa Diretora. “É passado! Não quero mais falar sobre isso. Porém, eu não acho correto”, citou Viana. Na sequência, os deputados Zé Carlos do Pátio (SDD), Janaína Riva e Gilmar Fabris manifestaram solidariedade a Viana.
 
A posse

Antes da eleição da Mesa Diretora, aconteceu a posse  dos parlamentares para 18ª legislatura  (2015/2018), perante quase duas mil pessoas, segundo cálculos da Casa Militar do Poder Legislativo. O Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros possui 792 lugares, mas foram distribuídos mais de 2,4 mil convites.
 
A solenidade foi transmitida ao vivo, pela da TV Assembleia. O deputado Romoaldo Júnior (PMDB), detentor do maior número de mandatos,  presidiu a sessão de posse, por   exigência do Artigo 6º do Regimento Interno.
 
  Gilmar Fabris roubou a cena, ao  tomar posse como parlamentar, após a leitura da declaração de óbito do deputado Walter Rabello Júnior, morto em 10 de dezembro de 2013. “Vou doar os quatro anos de salário para a família do deputado Walter. O pai dele faz homodiálise. Uma filha de 18 anos já é mãe. Então, o salário pode ser dividido entre quatro pessoas da família”, prometeu Fabris.
 
Na sequência, Romoaldo fez o juramento, com a mão direita espalmada sobre o coração: “Prometo ser fiel e lealmente o mandato que me foi conferido pelo povo mato-grossense, guardar a Constituição Federal e a Estadual e servir a minha Pátria, promovendo o bem geral do Estado de Mato Grosso”. E cada deputado fez o mesmo gesto solene e declarou: “Assim o prometo”.
 
Os 24 que tomaram posse:  Mauro Savi (PR) , Sebastião Rezende (PR), Baiano Filho (PMDB), Romoaldo Junior (PMDB), Nininho (PR), Dilmar Dal'Bosco (DEM), Zeca Viana (PDT), Emanuel Pinheiro (PR), Walter Rabello (PSD), Wagner Ramos (PR), Guilherme Maluf (PSDB), Zé Domingos (PSD), Pedro Satélite (PSD), Janaína Riva (PSD), Botelho (PSB), Dr. Leonardo (PDT), Max Russi (PSB), Wilson Santos (PSDB), Oscar Bezerra (PSB), Wancley (PV), Coronel Taborelli (PV), Zé Carlos do Pátio (SD), Saturnino Masson (PSDB) e Silvano Amaral (PMDB).

 
Novo presidente

Guilherme Antonio Maluf, 51 anos, é cuiabano, casado e pai de três filhos. Médico, formado pela Universidade de São Paulo (USP), foi vereador por Cuiabá e é deputado estadual no terceiro mandato na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso.

Como vereador criou a Lei “Cuiabá contra as drogas”, voltado à rede municipal de ensino, cujo objetivo principal é mostrar à criança a necessidade de uma vida saudável e longe das drogas..

 Na Assembleia Maluf criou a Lei da Ficha Limpa Estadual (9.644), que proíbe a nomeação para os cargos de secretários de Estado de pessoas que tenham contra si condenação, em decisão transitada em julgado, ou proferida por órgão judicial colegiado pelo prazo de cinco anos, contados a partir da decisão condenatória.  
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet