Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Brasil

Encontro de motos clássicas traz modelo mais antigo no Brasil

A paixão foi o principal item na bagagem de centenas de motociclistas que participaram da primeira edição do Valongo Moto Classic, realizada neste sábado (28) em Santos, no litoral de São Paulo. Além de curiosos e amantes, o evento atraiu colecionadores e até ex-pilotos até a Estação do Valongo, no Centro Histórico da cidade.


As motos vieram em carros, mas algumas foram guiadas por seus donos que vieram de várias cidades da Baixada Santista, da Capital e até do estado do Paraná. Entre as raridades está a Indian Twin Board Track Racer de 1907, comprada no exterior por um morador da capital. "Essa é a moto mais antiga no Brasil e o único no exemplar no Brasil. No mundo existe apenas 5 ou 6 exemplares desse modelo", explica Marcos Virgínio Pasini, organizador do evento, colecionador e apaixonado pelo veículo.

Outros destaques da mostra foram uma CB360, versão original de fábrica e exclusivo de uso policial, e uma Honda 125. Uma motocicleta Suzuki T500 também foi uma das atrações. "Esse modelo era usado em um tipo de corrida chamado cafe racer, da década de 1960. Os jovens pegavam a moto e se encontravam nos cafés e depois apostavam uma corrida entre eles", conta Pasini.

O ex-piloto de motociclismo Alfredo Claro Filho, mais conhecido como Alfredinho, levou para o encontro um veículo de colecionador e que é símbolo da sua paixão pelo esporte. "Eu usei essa Mondial para correr entre 1969 e 1973 e não perdi nenhuma corrida com ela na Baixada Santista. Eu vendi ela em 1973. Trinta e cinco anos depois eu consegui reencontrá-la e tenho planos para restaurá-la", explica.

Alfredinho conta também que o encontro é reviver uma paixão antiga. "Eu sempre vivi no motociclismo. Quando eu corri, tinha muita ajuda de todos. Eu participo de outras mostras em São Paulo e achei que essa aqui está espetacular e sem igual por ser a primeira vez que acontece", diz.

Pasini também diz que a troca de experiências é um dos principais destaques do encontro. "É muito bom ter as motos para mostrar, ter gente que se interessa pelo motociclismo e pelas motos antigas. Além disso, trocamos experiências sobre o restauro, a localização de peças. Uma pena que não dá tempo de conversar com todo mundo, mas isso é muito bom", finaliza.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet