Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Sem prazo

Estudo de Taques aponta inexistência de tecnologia para operar VLT em Cuiabá e falta de cronograma factível

Foto: Wesley Santiago - Olhar Direto

Estudo de Taques aponta inexistência de tecnologia para operar VLT em Cuiabá e falta de cronograma factível
O diagnóstico do atual governo realizado pela equipe de transição do governador eleito Pedro Taques (PDT) apontou diversos problemas nas obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que foram geridas por Silval Barbosa (PMDB). Apesar da obra ter 72% do valor pago, apenas 50% das obras executivas estão prontas. O custo do novo modal deverá ultrapassar o montante de R$ 1,6 bilhão. O estudo apontou ainda que há inexistência de tecnologia apropriada no país para viabilizar a operação do VLT. A Secopa já informou que não irá se pronunciar sobre o assunto.


Leia mais:
Secopa terá de apresentar cronograma de entrega das obras do VLT e gestor é multado pelo TCE
 
Ainda foi revelado que o Consórcio construtor está com diversos pleitos de reajuste e reequilíbrio. Houve também redução de algumas obras (viadutos), como o viaduto da Dom Orlando Chaves. Também foram detectados diversos problemas como os constantes alagamentos no viaduto da Fernando Corrêa e as microfissuras no viaduto da Sefaz.
 
Os trens e sistemas do VLT já estão pagos e montados, porém, ainda não têm condições de operar, já que as vias e as estações do novo modal não estão prontas. Por conta de todas as patologias detectadas, o estudo concluiu que não há previsão para a finalização concreta das obras.
 
Secopa
 
O estudo também avaliou a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) que será extinta no dia 31 de dezembro “sem completar sua missão”. O diagnóstico relata que embora tenha realizado o objetivo principal (jogos), a pasta tem imagem ruim junto à população. Também foi dito que não há um plano elaborado de desmobilização e transferência das atividades do órgão.
 
A implantação do VLT, a principal obra prometida pelo governo do Estado para a Copa do Mundo de 2014, não tem um cronograma factível, segundo o documento e a LOA 2015 (Lei Orçamentária Anual) não previu recursos para a finalização destas obras. Sendo assim, a equipe de Taques concluiu que o legado do Mundial de 2014 não é tangível.

VLT

No total, serão 22 km divididos em duas linhas do VLT. A primeira ligará o Aeroporto até o CPA (Centro Político Administrativo), enquanto a outra conectará o Coxipó ao Centro da capital mato-grossense. O projeto inicial previa a entrega do novo modal em março deste ano, antes da Copa do Mundo de 2014 o que não chegou nem perto de acontecer.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet