Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Mundo

Estudo diz que 51% dos russos consideram papel de Lênin positivo

Mais da metade dos russos (51%) consideram que Lênin teve um "papel positivo na história nacional", segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (22), que aponta um aumento de onze pontos percentuais em relação à realizada em 2006.


Para 38% dos russos consultados, o fundador da União Soviética "teve um papel positivo na história nacional" e, para 13%, seu papel foi "totalmente positivo", segundo esta pesquisa realizada no fim de março pelo instituto independente Levada. Ela contou com a participação de 1.603 pessoas consideradas representativas da população russa em 45 regiões da Rússia.

Já 26% das pessoas consultadas consideraram nesta ocasião que o papel de Lênin foi "negativo" ou "claramente negativo". Há sete ano, essa parcela era de 36%.

Segundo o sociólogo do centro Levada Alexei Levinson, "o Kremlin tenta se apoiar nos símbolos da estabilidade soviética, despertando com isso um interesse maior por Lênin".

Nesta terça-feira, os russos lembraram o 144º aniversário do nascimento de Lênin. O corpo embalsamado do líder da Revolução de Outubro de 1917 está em um Mausoléu da Praça Vermelha desde a sua morte, em 1924.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet