Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

CRITÉRIOS OBSCUROS

Fagundes desanima apoiadores de Ludio e diz que pesquisa é apenas um item para escolha do candidato de Dilma em MT

Foto: Délcio Júlio Bento / Secom - Várzea Grande

Wellington Fagundes participou da posse de secretários da Prefeitura de Várzea Grande

Wellington Fagundes participou da posse de secretários da Prefeitura de Várzea Grande

Diante do risco de prolongar a agonia da base governista para escolha do pré-candidato ao governo de Mato Grosso que irá ciceronear a presidenta Dilma Rousseff (PT) em sua campanha à reeleição, o Partido da República defende que o entendimento seja agilizado para a primeira quinzena de abril. A projeção partiu do presidente estadual do PR, deputado federal Wellington Fagundes, que considera fundamental que o pré-candidato da base governista tenha capacidade de agregar a maioria dos partidos aliados – nove, por enquanto.


Os critérios defendidos por Wellington Fagundes, embora não seja assumido publicamente, tacitamente causa prejuízo direto à pré-candidatura do ex-vereador Ludio Cabral (PT) e, de forma indireta, beneficia o juiz Julier Sebastião da Silva (PMDB) e o vice-governador Chico Daltro (PSD). Também sai no prejuízo o pré-candidato Republicano, Maurício Tonhá, o ‘Maurição da Água Boa’ (PR).

Os apoiadores de Ludio Cabral desejam mudar os critérios  de escolha do candidato, amplamente favorável aos demais concorrentes.

“É evidente que a pesquisa é um critério que conta, sim, principalmente a qualitativa. Porém, não é o único”, observou Fagundes, em entrevista para a reportagem do Olha Direto, após participar da posse de secretários da Prefeitura, no Centro de Eventos de Várzea Grande.

Wellington Fagundes disse que, no rol de aliados, deve ser avaliada também a força partidária – PMDB, PSD, PT, PR, PP, Pros, PCdoB, PRB e PSC.

Nesse quesito, a vantagem também do PMDB, de Julier. E, num segundo plano, do PSD, de Daltro e José Geraldo Riva. Por densidade eleitoral, levando-se em consideração os desempenhos das duas últimas eleições (2010-12), os principais partidos em Mato Grosso são PMDB, PSD e PR. E novamente por esse critério – força partidária – a vantagem é de Julier Sebastião.

“Devemos ter um candidato com capacidade de agregar os partidos. Possivelmente até junho a coligação terá mais de 12 partidos. Então, o candidato deve ter capacidade de alinhamento”, pontua ele.

Contraponto

Um dos principais apoiadores de Ludio Cabral, o deputado federal Valtenir Pereira, presidente estadual do Pros, afiançou que os critérios serão melhor discutidos na reunião da próxima segunda-feira (31/03). “Eu entendo que a pesquisa de opinião pública sobre tendência do eleitorado deve ser o principal critério de definição do candidato. Mas vamos discutir isso internamente”, pontuou ele.

Valtenir Pereira entende que a definição das candidaturas majoritárias só deve sair na segunda quinzena de junho. “Até lá muita água ainda irá rolar por debaixo dessa ponte”, definiu o presidente do Pros, recorrendo a um velho adágio pantaneiro para especificar os riscos de mudanças no cenário político.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet