Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política MT

EFEITO MESA DIRETORA

Fagundes não aceita culpa por possível saída de deputados e afirma que decisão é individual e não do PR

Foto: Olhar Direto

Fagundes não aceita culpa por possível saída de deputados e afirma que decisão é individual e não do PR
A participação dos deputados estaduais do Partido da República na eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso ocorreu por decisão individual. A garantia partiu do presidente da Executiva Regional do PR, senador Wellington Fagundes, ao divulgar ‘Nota à Imprensa’ em que não aceita ser responsabilizado pela possível saída dos deputados Mauro Savi e Emanuel Pinheiro, e busca esclarecer o episódio que cercou a participação da legenda na eleição a Mesa Diretora.

 
Leia Mais:
Mesmo negando sentimento de traição, Mauro Savi planeja sair do PR e espera garantias de não ser cassado

Wellington Fagundes declara que Mesa Diretora é assunto da Assembleia Legislativa e afirma: “não sou cacique”

Na nota, Fagundes não respondeu, porém, ao pedido de Mauro Savi para que o PR não tente cassar seu mandato, na Justiça Eleitoral, por infidelidade partidária, feito perante a reportagem do Olhar Direto, no Palácio Paiaguás. A explicação se ateve à participação da bancada, no episódio da Mesa Diretora do Poder Legislativo.

Dois deputados estaduais do Partido da República fazem parte da nova Mesa Diretora: Ondanir Bortolini Nininho (PR), primeiro secretário; e Wagner Ramos  (PR), segundo secretário. Todavia, nenhum deles consultou para aceitar o cargo ou foi indicado pelo Diretório do PR.   
 
“Desde o princípio, o Partido da República adotou a posição de deliberar sobre a participação de seus parlamentares na eleição da Mesa Diretora e chegou a colocar-se à disposição para tratar o assunto, mas, em consonância com os deputados estaduais, a questão foi mantida no âmbito da bancada”, argumentou Fagundes, no texto.
 
 
“Essa postura, confirma  a prática de respeito à liberdade e autonomia dos membros do Partido da República”, pontuou ele.
 
Wellington Fagundes repetiu que a eleição era uma questão ‘intera corporis’ do Legislativo de Mato Grosso e que, em nenhum momento, o Diretório Regional foi consultado pela bancada.
 
O presidente da Executiva Regional repetiu que “a definição da Mesa Direta “é um assunto exclusivo da bancada de  deputados estaduais, não cabendo interferência da direção partidária, já que não se caracteriza qualquer debate estatutário”. E completou que  “a escolha dos cargos de direção do Legislativo é uma questão de fórum de articulação de cada parlamentar”.
 
A íntegra da nota:
 
 
 Nota à Imprensa
 
Em respeito das declarações lançadas pelos deputados estaduais Mauro Savi e Emanuel Pinheiro, dando conta de que podem deixar o Partido da República em função da disputa que se estabeleceu por cargos na Mesa Diretora, venho reafirmar o teor do pronunciamento público realizado anteriormente, feito, naquela ocasião, nos seguintes termos:
 
Que a definição da Mesa Direta “é um assunto exclusivo da bancada de  deputados estaduais, não cabendo interferência da direção partidária, já que não se caracteriza qualquer debate estatutário”. Mais: que “a escolha dos cargos de direção do Legislativo é uma questão de fórum de articulação de cada parlamentar”.
 
Desde o princípio, o Partido da República adotou a posição de deliberar sobre a participação de seus parlamentares na eleição da Mesa Diretora e chegou a colocar-se à disposição para tratar o assunto, mas, em consonância com os deputados estaduais, a questão foi mantida no âmbito da bancada.
 
Essa postura, confirma  a prática de respeito à liberdade e autonomia dos membros do Partido da República".

 
  
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet