Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Guerra civil na Síria já deixou 3 milhões de refugiados, diz ONU

O número de refugiados sírios que deixaram seu país desde o início da guerra civil, em março de 2011, chegou a três milhões, de acordo com dados divulgados pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) nesta sexta-feira (29). Os sírios são, hoje, a maior população de refugiados do mundo sob os cuidados da Acnur.


Deixar a Síria foi, para muitos dos refugiados, a última opção que lhes restava. Grande parte das famílias passaram meses fugindo de aldeia em aldeia até tomar a decisão de procurar refúgio em outros países.

A maioria delas chega em estado de choque, exaustas, assustadas, precisando de assistência médica e com pouquíssimo dinheiro.

"A crise síria se tornou a maior emergência humanitária da nossa Era", disse António Guterres, Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados.

— A resposta [do mundo] à crise síria tem sido generosa, mas a verdade amarga é que ela está muito aquém do que é necessário.

O Líbano (que abriga 1,14 milhão de sírios), a Jordânia (608 mil) e a Turquia (815 mil) são os países que mais receberam refugiados. No ano passado, 1,7 milhão de sírios receberam ajuda alimentar, 350 mil crianças foram matriculadas em escolas e mais de 400 mil pessoas receberam abrigo em campos de refugiados.

Além da crise de refugiados, a Ancur calcula que 6,5 milhões de pessoas estejam deslocadas dentro do país. Entre elas, mais da metade é de crianças.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet