Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

mobilização

Hospitais filantrópicos fazem protesto e denunciam receber somente 60% de seus custos do SUS

Foto: Reprodução

Hospitais filantrópicos fazem protesto e denunciam receber somente 60% de seus custos do SUS
Mobilização para alertar a população sobre o sub-financiamento dos hospitais filantrópicos começou  nesta  na capital. Faixas foram espalhadas no Hospital do Câncer, Hospital Santa Helena e na Santa Casa de Misericórdia informando quanto a situação. 


Leia Mais:
Mauro Mendes e Pedro Taques lançam início das obras do Pronto Socorro de Cuiabá

A presidente da Federação das Casas e Hospitais Filantrópicos, Maria Elisabeth Meurer Alves, afirmou em entrevista ao Olhar Direto que a sociedade precisa saber da situação em que os hospitais estão: “O SUS só paga 60% do que custa um paciente para estes hospitais. Em consequência disso, hoje no Brasil os filantrópicos tem uma dívida de nove bilhões de reais”, afirma.

Segundo  Elisabeth, é por este motivo que só no ano passado 40% dos leitos foram fechados, nestes hospitais que “atendem 85% do SUS”. Ela afirma, ainda, que o sucateamento dos filantrópicos acontece há tempos: eles não têm aumento de verba há mais de dez anos.

Hospitais filantrópicos são aqueles que tem que utilizar 60% de sua capacidade de atendimento para o SUS, no entanto, a maioria deles utiliza mais de 90%. Eles são mantidos parcial ou integralmente por doações e seus resultados financeiros devem ser revertidos exclusivamente ao custeio de despesa de administração e manutenção. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet