Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Brasil

Jovem registra tornado próximo à rodovia no interior do RS

Um jovem fotografou um tornado na última quarta-feira próximo a uma rodovia em Encruzilhada do Sul, no interior do Rio Grande do Sul. Gustavo Frey, 29 anos, contou que trafegava de carro pela RS-471 por volta das 17h quando escureceu rapidamente e ele decidiu fazer o registro com a câmera do telefone celular. "Eu voltava do meu trabalho em Encruzilhada e se armou o temporal. Eu estava dentro do carro e me deu um estalo: vou tirar foto", disse o vendedor externo, que mora em Santa Cruz do Sul e postou as fotos em seu perfil no Facebook. "Meus amigos brincam que peguei do filme Twister, mas estão no meu celular", avisou.


Segundo ele, chovia e ventava forte no momento do flagrante feito na localidade de Linha do Corredor. Ele trafegou por mais cerca de 10 quilômetros e acabou estacionjando em um posto de combustível porque começou a chover granizo. "Foi aí que fui ver as fotos e percebi aquela formação. Eu me surpreendi porque pensei que não ia pegar tão perfeitinho", relatou, sem saber classificar qual fenômeno era. "Acho que um redemoinho", arriscou.

De acordo com o meteorologista Mamedes Luiz Melo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), se trata de um tornado. "Não tenho a menor dúvida", afirmou após ver as imagens, ressaltando que a velocidade do vento pode ter passado dos 100 quilômetros por hora caso ele tenha tocado o chão. "Não consegui ver, mas nas proximidades tinha uma plantação de árvores de eucalipto e dava para ver que elas estavam se entortando porque o vento estava forte", salientou Frey.

Segundo Melo, o tornado pode ter sido gerado por uma temperatura mais quente e muita umidade. "Neste dia a imagem de satélite mostra que um frente fria chegou no Sul, o que pode ter sido o gatilho deste tornado", explicou. O meteorologista também ressaltou que esse tipo de fenômeno ocorre com frequência nos três Estados - RS, SC e PR -, principalmente no verão. "Mas pode acontecer em qualquer parte do Brasil", completou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet