Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política MT

INDEPENDENTE DA MARGEM DE RRO

KGM prevê vitória de Pedro Taques no primeiro turno para governador de MT, com 57% dos votos

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Pela margem de erro da KGM, Pedro Taques tem entre 54,8% e 60,8%; Lúdio 27,9% a 33,9%; e Janete entre 7% e 13%

Pela margem de erro da KGM, Pedro Taques tem entre 54,8% e 60,8%; Lúdio 27,9% a 33,9%; e Janete entre 7% e 13%

Na contabilidade formal, os votos válidos é que realmente valem no final das eleições. E é com base nesse formato que o Instituto KGM prevê a vitória do candidato da coligação ‘Coragem e Atitude para Mudar’, senador José Pedro Taques (PDT), no primeiro turno da disputa pelo governo de Mato Grosso, com 57,8% dos votos válidos. Na segunda posição, aparece o candidato da coligação ‘Amor à Nossa Gente’, ex-vereador Lúdio Mendes Cabral (PT),com 31%.


Depois, pela ordem, na pesquisa KGM, aparecem a candidata da coligação ‘Viva Mato Grosso’, Janete Riva (PSD), e o candidato José Roberto Cavalcante (Psol).
 
A KGM Pesquisa ouviu 1,1 mil eleitores em 49 municípios de oito regiões   de Mato Grosso, entre os dias 26 e 29 de setembro.

Levando em consideração a margem de erro da consulta, que é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, Taques pode ter de 54,8% a 60,8%; Lúdio pode variar de 27,9% a 33,9%; e Janete tem entre 7% e 13%.
 
Este resultado representa o cálculo apenas das intenções de voto dos eleitores que indicaram algum nome, já que o resultado que sai da urna no dia da eleição só considera os votos dados aos candidatos, desprezando nulos e brancos.
 
No universo total de respostas da modalidade estimulada, Taques obteve 42,2%, Lúdio 22,6 e Janete 7,3%. José Marcondes Muvuca (PHS) e José Roberto (PSOL) conquistaram menos de 1% cada. Já os indecisos, nulos e brancos somaram 27%.
 


Voto espontâneo

Na modalidade espontânea, Pedro Taques atingiu 29,8%, Lúdio Cabral 16,6% e Janete Riva obteve 4%. Nenhum e indecisos somaram 49,3%. Muvuca e José Roberto não atingiram 1% somados.
 
 
A KGM também perguntou aos eleitores em qual candidatos eles não votariam de jeito nenhum se as eleições fossem hoje. Janete Riva foi a candidata mais rejeitada, com 26,5%, seguida de Pedro Taques (11,9%), Muvuca (8,3%), Lúdio Cabral (7%) e José Roberto (4,5%). Já 41,8% não rejeitaram nenhum dos candidatos.
 
 
A pesquisa KGM é quantitativa domiciliar do tipo survey, por amostragem, com intervalo de confiança de 95%, o que significa que para cada 100 questionários aplicados, em 95% os resultados estariam dentro da margem de erro.
 
O levantamento foi amostrado por sexo, idade, escolaridade, classe de renda e região de moradia e ouviu apenas eleitores inscritos em Mato Grosso.
 
A pesquisa KGM foi contratada pelo site  HiperNotícias, registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT) sob o nº 119/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº 906/2014.


 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet