Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Esportes

Lúcio volta à Ásia para aventura com Zico e Léo Moura no futebol indiano

O currículo de Lucimar da Silva Ferreira mostra uma carreira respeitável. São passagens por gigantes de Brasil, Alemanha e Itália, fora as três Copas do Mundo como titular da Seleção. Foi nos grandes centros do futebol que ele se consagrou como um dos principais zagueiros de sua geração, mas o principal título foi na periferia da bola: a Copa do Mundo de 2002 no Japão. Treze anos após a conquista do penta, Lúcio está de volta à Ásia para uma experiência inédita na carreira. Aos 37 anos, o defensor iniciará uma jornada na Índia para defender o FC Goa, time treinado por Zico no país e que conta com Léo Moura como camisa 1.


- É a primeira vez que venho ao país. É diferente do que eu já tinha vivido. É outra cultura, outra realidade, outro modo de pensar. O pessoal é muito receptivo, tenta nos agradar, e isso facilita muito. Cheguei recentemente e conheci pouco. É do hotel para o treino. Pouco saí. Só fui no centro conhecer um pouco, no shopping. Só deu para ver o trânsito, que é uma loucura. Isso na nossa visão. Para eles, é normal. Aos poucos, vamos nos acostumando, entrando no ritmo, aprendendo da cultura, passando um pouco também - disse Lúcio, na Índia desde semana passada, após fazer pré-temporada em Dubai, nos Emirados Árabes.   
 
A estreia na Superliga da Índia (ISL, na sigla em inglês) será neste domingo contra um velho conhecido, o Delhi Dynamos, treinado por outro campeão mundial em 2002: Roberto Carlos (Chennaiyin FC x Atlético de Kolkata abrem a competição neste sábado). E eles podem se enfrentar também dentro das quatro linhas. Aposentado há três anos, o ex-lateral de Real Madrid, Corinthians e Palmeiras já disse que deve entrar em campo para atuar ao lado do zagueiro Chicão, ex-Flamengo e Timão, e do meia francês Malouda, ex-Chelsea. 

Liga de veteranos

Não estranhe ao ver o nome de outros medalhões na liga indiana. Na edição 2014, em seu ano de estreia, a liga investiu em veteranos consagrados como Luis Garcia, Del Piero, David Trezeguet, Robert Pires... A tática de apostar em jogadores desse porte para ganhar visibilidade continua em 2015 com Hélder Postiga, Elano, Simão Sabrosa e Adrian Mutu, fora aqueles já citados. Entre os oito times na disputa, quatro serão comandados por quem já fez história no mundo do futebol: os dois brasileiros de Goa e Delhi Dynamos, o italiano Materazzi (Chennaiyin) e o francês Anelka (Mumbai City).  
  
- Primeiro, chegou a proposta. Eu tinha outros planos no início do ano, que depois acabaram mudando. Tive algumas decepções no Brasil. Então, houve uma conversa com o Zico e isso facilitou bastante. Conversei com amigos, encontrei outros aqui. 

Conversamos um pouco com Elano, Materazzi e Anelka sobre o campeonato. É um torneio organizado, bem preparado, estruturado e, apesar de ser apenas o segundo ano, é formado por pessoas sérias. Isso deixa qualquer jogador feliz. 

No segundo país mais populoso do mundo, com mais de 1,2 bilhão de habitantes, a primeira edição, conquistada pelo Atlético de Kolkata, teve mais de 26 mil torcedores por partida naquela que, segundo o jornal inglês “The Guardian”, foi a quarta maior média de público do planeta. Além disso, a audiência na TV indiana foi de 29 milhões de aparelhos ligados por jogo.

- Eles gostam do bom futebol, gostam do espetáculo, são bem compreensíveis. Isso deixa o jogador mais feliz, é bom. Por exemplo, nossa estreia será no dia 4 de outubro, mas todos os ingressos foram vendidos com dez dias de antecedência - disse o zagueiro, que deixou o Palmeiras no começo do ano e, desde então, estava sem clube. 

O futebol na terra do críquete   

Na Índia, o esporte principal é o críquete. O futebol ocupa a modesta 167ª posição no ranking da Fifa. Após passar pelo Nepal na primeira fase das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, a seleção local virou saco de pancadas do Grupo D da qualificatória asiática, sem nenhum ponto em uma chave que tem Turcomenistão, Guam, Omã e Irã. Segundo Lúcio, os resultados ruins não acontecem por falta de torcida, e a seleção local tem possibilidade de seguir os caminhos de Estados Unidos e Japão.     

- O povo gosta, caso contrário o estádio não estaria lotado para a nossa estreia. Com certeza gostam. Prevalece o críquete aqui. É o primeiro esporte. Assim como nos EUA tem o futebol americano, aqui tem o críquete. Essa evolução é normal, assim como já aconteceu no Japão e nos Estados Unidos. Lá, o futebol evoluiu e jogam hoje a Copa do Mundo. O caminho que a Índia está trilhando é esse. Antigamente ninguém imaginaria que o Japão jogaria uma Copa do Mundo ou que os Estados Unidos dariam trabalho. A Índia pode evoluir pelo número de habitantes que tem. Tem lugares muito contrastantes, é verdade, mas no decorrer do tempo, como falei, podem crescer.   

Quanto à questão financeira, o ex-zagueiro de Internacional, Bayer Leverkusen, Bayern de Munique, Inter de Milão, Juventus, São Paulo e Palmeiras diz que o futebol indiano pode ser até mesmo mais vantajoso do que o brasileiro. Após acionar na Justiça os dois rivais paulistas, seus últimos clubes, ele acredita que os dirigentes por lá contam com mais credibilidade.   
 
- Tem potencial até maior, se os investidores que estão no meio do futebol trilharem por esse caminho de investir no esporte. Para alguns jogadores é até melhor que o Brasil. Apesar de o futebol não ser conhecido aqui, são pessoas de palavras, que cumprem o que está no contrato. Só aí é um diferencial para o Brasil. Aí tive que entrar na Justiça, outros demoram a pagar aos jogadores. Independente dos números, o importante é cumprir com o atleta o que foi feito no acordo - completou o brasileiro, que está morando no hotel do dono do clube em Goa.  
 
Na nova equipe, ele vai atuar ao lado de uma legião de brasileiros, entre eles Léo Moura e os atacantes Reinaldo (ex-Flamengo, PSG, São Paulo, Santos e Botafogo) e Victor Simões (ex-Flamengo e Botafogo). A Superliga Indiana vai até dezembro e é dividida em duas fases. Na primeira, os oito times duelam entre si em dois turnos. Os quatro melhores avançam às semifinais que levarão à decisão. No ano passado, o Atlético de Kolkata venceu o único título disputado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet