Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Primeiro discurso

Maluf promete comissão para apurar quadro de funcionários na AL, Fethab e incentivos fiscais; veja discurso na íntegra

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Maluf promete comissão para apurar quadro de funcionários na AL, Fethab e incentivos fiscais;  veja discurso na íntegra
Em seu primeiro discurso como presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) defendeu a criação de três comissões. Uma para promover um estudo detalhado que norteie um novo quadro funcional da AL, outra para debater a real aplicação dos recursos do Fethab e uma comissão especial para rediscutir a política de incentivos fiscais praticada no Estado.

 
Leia também:
Maluf é eleito presidente da AL com 23 votos; apenas um voto em branco

Além disso, prometeu uma relação harmoniosa e de independência entre os Poderes, mas fez questão de exaltar a necessidade de se manter a governabilidade como forma de garantir as mudanças prometidas na campanha eleitoral de 2014.
 
Veja abaixo a íntegra do discurso de Guilherme Maluf:
 
Senhores deputados, senhora deputada, é com emoção e orgulho que agradeço a cada um de vocês o voto de confiança que acabo de receber.

No comando desta Casa que, sabemos, é a Casa do Cidadão, não os decepcionarei - nem ao povo de Cuiabá, minha terra natal, e de todos os municípios mato-grossenses.

Cada um dos senhores representa aqui uma parcela do povo deste estado, e suas principais aspirações. Este mesmo povo que se manifestou nas urnas e nas ruas e exige mudanças no trato da coisa pública.

Mato Grosso disse em alto bom som que quer mudanças profundas em suas estruturas e em suas instituições, e a Assembleia Legislativa não ficará à margem desse processo, muito menos será obstáculo à sua consecução.

A redução dos gastos públicos e o aumento da eficiência são, aliás, compromissos que devem ser assumidos integralmente por todos os Poderes.

Sintonizados com este clamor, vamos implementar um novo modelo de gestão no Parlamento, com redução de gastos, adequação dos recursos humanos às reais necessidades e a reaproximação do Poder Legislativo com a sociedade que representa.

O Poder Legislativo deve estar preparado para acolher críticas, meditar sobre elas e responder a elas. O deputado estadual exerce um papel fundamental para que o Estado cumpra seu fim, que é a harmonia e o bem-estar social.

Muito além das funções constitucionais, esta Casa deve ser também um eixo propulsor do desenvolvimento do estado e da melhoria da qualidade de vida de todos.

Por isso nossas portas estarão sempre abertas para abrigar os debates e embates que estão na essência do ambiente democrático.

Afinal, é aqui que deságuam as grandes reivindicações da comunidade, é aqui que todos se socorrem quando vêem suas necessidades adiadas ou seus direitos negados.

O nosso compromisso maior é com os resultados que vão melhorar a qualidade de vida de mais de 3 milhões de mato-grossenses.

E sabemos que estes resultados têm que vir com celeridade.

Esta Assembleia tem tido um papel acentuado de intermediação junto ao Executivo para atendimento das necessidades da sociedade na educação, na saúde, segurança, infraestrutura e geração de emprego e renda, entre outras.

Em nome do interesse do cidadão, vamos trabalhar em harmonia com os Poderes e instituições da sociedade civil, assegurando a governabilidade que tanto interessa ao cidadão.

Esta harmonia não pode ser confundida com subserviência ou submissão ao Executivo. Ao iniciar meu quarto mandato parlamentar, o terceiro consecutivo nesta Casa,  estou certo de que a independência do Legislativo é uma cláusula pétrea e deve nortear nossas atividades.

Vamos cumprir integralmente nossa missão de representar a sociedade, legislando em seu nome e fiscalizando todas as ações governamentais, com o valoroso apoio do Tribunal de Contas do Estado.

Para refletir a diversidade de posicionamentos que caracterizam a sociedade, procuramos montar uma Mesa Diretora pluripartidária e multiregional, com espaço para as diferentes tendências e linhas de pensamento.

Ao longo do processo eleitoral interno, em nenhum momento traí compromissos assumidos e procurei desde o início harmonizar todas as forças que compõem este parlamento. Este colegiado cuidará não só da gestão da Casa, mas debaterá também questões relevantes para assegurar absoluta transparência e oportunidades iguais a todos os parlamentares, como a alternância de poder, por exemplo.

A função que agora começo a exercer exige, como poucas, o diálogo e a compreensão precisa de todos os pontos de vista sobre as matérias que aqui serão tratadas.

Para atingir esse objetivo, vamos ampliar os mecanismos democráticos internos, fortalecendo o mandato de todos os Deputados e as prerrogativas das lideranças  artidárias, da liderança do Governo e das bancadas.

Cada um dos membros da mesa Diretora compartilhará conosco as decisões, assumindo novas funções que darão mais agilidade aos serviços prestados ao cidadão.

Com o apoio fundamental do corpo técnico desta Casa, vamos aperfeiçoar a elaboração e tramitação dos projetos, reduzindo a ocorrência de erros e inconstitucionalidades.

Vamos melhorar a Comunicação com a sociedade, fortalecendo e aperfeiçoando o trabalho da Secom, da TV Assembleia e da Rádio Assembleia, que inauguraremos em fevereiro.

Vamos fortalecer também o trabalho da Ouvidoria, Escola do Legislativo, Instituto Memória e Espaço Cidadania, que prestam relevantes serviços à comunidade. Vamos investir também na promoção e valorização da nossa cultura e das nossas valiosas manifestações artísticas.

O Poder Legislativo está preparado para iniciar os grandes debates que as reformas cobradas pelo cidadão exigem. Este Parlamento terá certamente um papel de protagonista, como centro produtor e debatedor de teses que interessam a toda a sociedade.

Na honrosa missão que me foi dada, quero contribuir para devolver ao Parlamento o lugar que lhe cabe na arquitetura institucional, fortalecendo e consolidando a democracia e o sistema representativo. A Assembleia que começamos a reconstruir é um parlamento ativo, eficiente, independente, autônomo, livre e soberano.

Uma instituição que, fortalecida em suas prerrogativas constitucionais, oriente seu olhar para o cidadão brasileiro que construiu este estado, para resgatar a grande dívida social que tanto aflige nossa população.

Um Poder independente que, em harmonia com os demais, está determinado a promover as transformações necessárias a este grande e promissor Mato Grosso.

E os desafios já estão colocados. Vamos criar três comissões especiais para atuar de forma contundente na busca de respostas e soluções para tema urgentes.

Uma comissão vai promover um estudo detalhado que norteie um novo quadro funcional, mais enxuto, porém eficaz. Outra para debater a real aplicação dos recursos do Fethab e uma comissão especial para rediscutir a política de incentivos fiscais praticada no Estado.

Nosso compromisso é com o povo, e o povo exige transparência. Nossa gestão vai prestar contas de todas as ações, gastos, listas de servidores.

 Tudo será divulgado rotineiramente e de forma clara para que o cidadão tenha facilidade para acompanhar e fiscalizar a Assembleia.

Ao longo da minha vida, enfrentei desafios na profissão de médico e na atuação como empresário. Me sinto preparado para enfrentar este novo e grande desafio, do qual dependerão muitas conquistas para
o cidadão mato-grossense.

Estou consciente das dificuldades que enfrentaremos neste processo de recondução do desenvolvimento do estado e do resgate da credibilidade das instituições.

Aos servidores efetivos e comissionados, minha mensagem é de absoluta confiança no importantíssimo trabalho que executam. Ajudem-nos a construir um parlamento melhor.

Não tenho certeza e o mestre Francisco Monteiro pode me corrigir, mas acho que pela primeira vez na história, esta casa será presidida por um servidor concursado. Ingressei aqui nesta Assembleia como médico e mesmo licenciado tenho orgulho de ter prestado meus serviços profissionais neste parlamento.

Meu último agradecimento vai para o sustentáculo de todo o meu trabalho e da minha vida, a minha família.

Desde que eu entrei nessa Casa eu escuto que o parlamento  existe em função dos 24 deputados. Agora, nessa nova Assembleia Legislativa, vamos trabalhar unidos, todos os 24 deputados, para implementar as mudanças que precisam ser feitas em nome do cidadão.

Que todos façamos um bom trabalho, pois o povo de Mato Grosso precisa e merece. Muito obrigado a todos e que Deus nos proteja e ilumine.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet