Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

LUTO OFICIAL

Mato Grosso perde coronel Antunes, um dos precursores do diálogo entre governo, militares e sociedade

Foto: Secom-MT

Mato Grosso perde coronel Antunes, um dos precursores do diálogo entre governo, militares e sociedade

O coronel Francisco Antunes da Silva, da Polícia Militar de Mato Grosso, faleceu nesta segunda-feira (22), vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC), aos 80 anos. Seu velório começa às 18h30, na Capela dos Lírios, nos Jardins – área central de Cuiabá – e seu enterro está previsto para às 10 horas desta terça-feira (23)
 
Considerado hábil negociador, coronel Antunes, como era conhecido, ganhou notoriedade como chefe da Casa Militar dos governos José Fragelli, José Garcia Neto e Cássio Leite de Barros, quando franqueou o diálogo do poder público com a sociedade, algo considerado impensável na época do regime de exceção (1964-85).
 
Antes disso, foi assistente militar nos governos Fernando Correa da Costa e de Pedro Pedrossian, que em fim de mandato criou a Casa Militar. Então major da Polícia Militar de Mato Grosso, Francisco Antunes foi convidado por José Fragelli para assumir a Chefia da Casa Militar, numa época em que não existia a Casa Civil.
 
Foi coordenador das ações de salvamento dos flagelados das inundações de 1974 – a maior dos últimos 100 anos, fundador da Cruz Vermelha em Mato Grosso, implantador e primeiro administrador do Terminal Rodoviário Cássio Veiga e Sá.
 
Em 1968 foi um dos poucos militares escolhidos em todo Brasil para fazer curso de defesa nacional, em West Point, nos Estados Unidos – seleção feita pelo governo norte-americano. Era muito amigo dos senadores João Vilas Boas e Mário Correa da Costa.
 
Francisco Antunes viabilizou a interlocução do Poder Executivo com organizações sociais, como Maçonaria, Rotary, Lions, Associações de Bairros e similares, além de lançar a semente em fins da década de 1970, naquilo que, hoje em dia, convencionou-se chamar  de Base Comunitária de Segurança. Ou simplesmente ‘Polícia Comunitária’.
 
Além de militar, Antunes também era bacharel em Direito e professor de Geografia. Na década de 1980, colaborou com obras sobre a Geografia de Mato Grosso, desde antes das divisões que resultaram na criação dos estados de Rondônia (1953) e Mato Grosso do Sul (1977).
 
Coronel Antunes era pai dos jornalistas Dorian e Adriangelo Antunes e, também, de Breno Antunes e Carlos Francisco Leal Antunes. “A família enlutada agradece as manifestações de pesar, apreço e solidariedade”, diz nota enviada pelos filhos. “Homem sempre apaixonado pela família. Um exemplo”, definiu Adriângelo Antunes. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet