Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Medalhista olímpico em Atlanta e Sidney e recordista cubano visitam vice-prefeito

Trazidos pela Secretaria de Esportes do Município e com encontros marcados com professores de toda região Sul em Rondonópolis para falar de atletismo e motivação - a partir desta quinta-feira (20) até o próximo sábado (22), os ex-atletas Edson Luciano Ribeiro e Jorge Abreu Reina foram recebidos pelo vice-prefeito Rogério Salles no Paço Municipal, na manhã desta quinta-feira (20). Entre os assuntos abordados na reunião, que ainda contou com a presença do secretário Sidnei Fernandes e do gerente de núcleo, Vagnon Velasco, Salles colocou o Município e sua influência para ser parceiro em uma futura viabilização para a chegada de um projeto amplo que use o atletismo como porta de saída das drogas e da vulnerabilidade social.


Um dos grandes nomes das provas de curta distância do atletismo brasileiro na história, Edson Luciano, que usa sua própria história de vida em suas palestras lembrou que a carreira no esporte que mudou sua vida surgiu por acaso em sua frente. “Quem me descobriu foi um militar quando eu tinha 19 anos e foi acidentalmente, enquanto eu servia o Exército. Dois anos depois eu era integrante da seleção brasileira que ganhou medalha de bronze em Atlanta. Então tem de haver as possibilidades, o professor tem de estar motivado para mostrá-las”, comentou.

Atleta do salto triplo e dono da marca de 17,48 metros, o cubano campeão pan-americano, Jorge Reina, também falou sobre a importância do atletismo para a qualidade de vida. “Primeiramente o que se tem de ter é vontade e isto é mais importante que um local especializado. Joga-se futebol em qualquer campinho, chutando uma pedra até. Um salto você pode realizar onde quiser. Agora para qualquer esporte ou atividade se usa o atletismo e temos de usá-lo primeiramente com função social”, defendeu Reina.

Salles afirmou que reconhece o poder transformador do esporte e citou a corrida ACIR Rondon, que vem crescendo com muita força nos últimos anos, para exemplificar que há amantes e caminhos para a evolução do atletismo na cidade. O vice-prefeito também incluiu a prática em um modelo de qualidade de vida. “Todo mundo quer chegar aos 90 anos, mas é preciso chegar com saúde”, ponderou.

As palestras dos dois atletas com os professores iniciam nesta quinta (20), às 19 horas, no auditório da UNIC, parceira da realização, e também vão incluir capacitações práticas na pista de atletismo do 18º GAC, outra agremiação que se dispôs a fazer parte do projeto.

O secretário de esportes Sidnei Fernandes afirmou que espera até 70 pessoas participando do evento, que disponibilizará certificados. “Creio que é o primeiro evento especificamente sobre atletismo no Mato Grosso com dois ex-atletas com este know-how. Toda iniciativa para ganhar corpo tem de ter referências e estes dois pelo que fizeram pelo esporte com certeza podem inspirar nossos professores”, analisou Fernandes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet